Personagens femininas de “Fausto” inspiraram artista a desenhar espetáculo de dança contemporânea
O Dia Mundial da Dança vai ser assinalado no CCC com a apresentação do espetáculo “Faustless”, amanhã, sexta-feira, às 18h00, e no sábado, às 21h30, da autoria da caldense Margarida Belo Costa.
A peça de dança contemporânea inspira-se nas mulheres de “Fausto”, de Goethe (1749-1832) e reflete sobre o papel da mulher enquanto protagonista dos vários episódios no percurso daquele homem, que é conduzido entre o bem e o mal na obra.
“Comecei a coreografar este espetáculo no início da pandemia e, como tal, passámos por várias fases: estivémos em casa, no estúdio e até com ensaios em vídeo-chamada”, explicou Margarida Belo Costa à Gazeta das Caldas, acrescentando que o espetáculo estreou em Viseu em 2020, já passou pelo Cacém, Ponte de Lima e fez parte de festivais de dança dos Açores e do Luxemburgo.
Em palco vão estar três bailarinas que exploram e trazem as personagens de Goethe para a contemporaneidade, abordando o medo do desconhecido, o relacionamento entre mãe e filha e as diferentes formas de lidar com a maternidade.
No fundo, a caldense criou interrogações sobre ser mulher, de qualquer religião, raça e ideais políticos e que são temas unversais e que são vividos nas várias épocas. Desta forma, as personagens deixam de ser “goetheanas” e tornam-se autónomas ao contar a sua história.
Em palco cada uma expressa a sua personalidade, criam-se ligações entre as três personagens que podem ter visões semelhantes ou completamente díspares.
A caldense partilha o palco com as bailarinas Ester Gonçalves e Teresa da Silva. As três vão estar presentes na masterclasse que terá lugar a 30 de abril, no CCC, entre as 11h00 e as 13h00, e que vai permitir a profissionais e a estudantes de Artes Performativas das áreas da Dança e do Teatro a saber mais sobre este espectáculo.
A 6 e 7 de maio, “Faustless” será também apresentado no Teatro Cine de Torres Vedras. O espetáculo da autoria da coreógrafa caldense será, ainda, apresentado na Madeira. E, em setembro, “Faustless” será exibido em Almada e, em dezembro, em Lisboa. ■






























