“Falo na Eira” é como se designa a iniciativa que vai ter lugar a 3 de Março no Casal da Eira Branca, na aldeia dos Infantes (Salir de Matos). Um evento que tem como objectivo prestar homenagem à tradição fálica da cerâmica das Caldas da Rainha e também aos ceramistas que a têm mantido viva.
Partiu de Jacinto Gameiro, proprietário daquela unidade de turismo rural, a ideia de desafiar um grupo de artistas caldenses para realizarem uma escultura cerâmica monumental de homenagem ao falo. “Trata-se de uma escultura amovível, com 2,5 metros de altura e que pode ser montada noutro local e que contou com a participação de vários artistas”, contou aquele responsável à Gazeta das Caldas. Na criação desta obra desmontável, feita com diferentes peças que encaixam, participaram Carlos Enxuto, Mário Reis, Eduardo Pereira, Paulo Óscar e Vítor Reis.
Este projecto contou desde o início com o apoio da Confraria do Príapo, que vai aproveitar este evento para entregar os prémios que distinguem os autores logótipo e do troféu da associação. São eles o designer Pedro Regadas e o ceramista Paulo Óscar, respectivamente. Os dois vencedores receberão cabazes criativos cujo valor ascende aos 500 euros.
Serão igualmente entregues menções honrosas que distinguem os trabalhos dos concorrentes Ana Sobral, Pedro Gouveia e Vasco Loubet.
Durante a iniciativa será prestada homenagem ao ceramista caldense, Armindo Reis, recentemente falecido. Segundo Jacinto Gameiro, vai estar presente nesta iniciativa uma exposição com peças deste ceramista, que ficou conhecido como o último oleiro tradicional.
A iniciativa pretende mostrar que é possível abordar esta tradição da loiça das Caldas com elevação e arte, fazendo ainda a ponte entre a rusticidade e a modernidade.
“Sendo a primeira, com esta parceria, poderá vir a ter continuidade… Quem sabe se não poderá ser o primeiro passo para uma turística “Rota das Malandrices”?”, lê-se numa nota sobre a iniciativa que decorrerá no Casal da Eira Branca.
Programa
programa do evento desenvolve-se em três andamentos:
16h00 – Boas vindas generosas
16h30 – Primeiro andamento – Inauguração, na Eira, da escultura cerâmica fálica monumental
17h00 – Segundo andamento – Cerimónia de entrega dos prémios e menções honrosas do Concurso para o Logotipo e Troféu da Confraria do Príapo; entrega dos primeiros troféus “Falo-sempre-em pé” 2011
18h00 – Terceiro andamento – Homenagem a Armindo Reis;
18h30 – Caldo verde com o devido acompanhamento.
Pelo meio, algumas surpresas…
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt




























