Morreu a 23 de Novembro a designer Madalena Figueiredo, vítima de doença prolongada. Segundo notícia da Lusa, tinha 68 anos e foi uma das principais divulgadoras do design português nos mercados internacionais, além de ter sido uma importante impulsionadora da disciplina no país. Foi uma das fundadoras da Associação Portuguesa de Designers (APD), em 1976 e esteve sempre em cargos dirigentes naquela entidade, ao longo de 34 anos.
Foi também uma das responsáveis pelo Concurso Jovem Designer que desenvolveu e coordenou através do ICEP, entre 1986 e 2000. Várias destas edições tiveram lugar no Cencal.
“Este concurso tinha como grande objetivo promover o design e os jovens estudantes das Escolas Superiores de Design. Constituiu-se como importante referência na articulação entre formação, mercado de trabalho e exposição, (…) ajudando assim o início de carreira de muitos designers portugueses”, afirma a APD sobre a iniciativa.
Madalena Figueiredo foi curadora de exposições que integravam o próprio concurso e que foram apresentadas em Portugal e no estrangeiro, dando a conhecer o design nacional
no Reino Unido, Dinamarca, EUA, Itália, Alemanha, Japão, Suécia, Espanha e Finlândia. “Alegre e determinada, dedicou a sua vida pessoal e profissional ao serviço da afirmação e da dignificação desta profissão em Portugal”, destacou a direcção da APD sobre Madalena Figueiredo na sua página (apdesigners.org.pt) onde pode ler-se um texto sobre o seu perfil e o seu percurso.
N.N.
- publicidade -






























