Nuno Barra, administrador da Bordallo com Fernando Braamcamp, presidente da Junta de Freguesia do Areeiro, e Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa | D.R.
Uma réplica gigante do Gato Assanhado de Bordallo Pinheiro foi instalada na Praça de Londres em Lisboa. A peça de arte pública, com cerca de dois metros de altura, e um banco de jardim revestido a azulejos Arte Nova, ao lado do qual foi instalado um caracol gigante, foram oferecidos à freguesia do Areeiro, em Lisboa, pela Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro.
A inauguração das duas peças com o selo Arte Bordallo – reservado a modelos concebidos por Raphael Bordallo Pinheiro e pelo seu filho, Manuel Gustavo – realizou-se a 26 de Março, numa cerimónia que contou com os presidentes da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e da Junta de Freguesia do Areeiro, Fernando Braamcamp. O actor caldense José Ramalho interpretou Bordallo Pinheiro, numa animação que ainda contou com uma varina que deu a conhecer as sardinhas bordalianas.
As peças gigantes, produzidas na fábrica caldense, vêm alegrar uma das mais movimentadas artérias comerciais lisboetas, onde também se localiza a loja de Lisboa da Bordallo Pinheiro.
| D.R.
Com uma adoração especial por gatos, Raphael Bordallo Pinheiro chegou a confessar ter sido gato noutra encarnação, numa história publicada no jornal António Maria.
O artista, que tinha como sonho fazer da Praça do Comércio, em Lisboa, uma réplica da Praça de São Marcos em Veneza, substituindo os pombos por gatos, imortalizou os seus animais de estimação. O felino preto Pires serviu de modelo à escultura do Gato Assanhado, ao passo que a gata branca Pili consta em vários desenhos satíricos e também lhe serviu de inspiração em peças escultóricas de cerâmica que foram produzidas na fábrica caldense. N.N.