
A colecção “Sardinha by Bordallo Pinheiro” tem agora 26 novos modelos. Na sua terceira edição anual, esta colecção já perfaz um cardume de 60 sardinhas com exemplares decorados por cartoonistas e ilustradores internacionais e criadores nacionais como António (do Expresso) ou o cantautor Manuel João Vieira. Há também 12 novos modelos vencedores do concurso das Sardinhas das Festas de Lisboa.
Santo António, Adamastor, Foguete, Amor Profundo, ou Barcela. Estas são as designações de algumas das novas sardinhas que fazem parte da edição de 2016 desta colecção que está a conquistar território nacional e internacional. A apresentação das novas peças decorreu a 4 de Julho, no restaurante Zambeze, em Lisboa, e teve como convidados o presidente e o vice-presidente da Câmara das Caldas da Rainha, respectivamente, Tinta Ferreira e Hugo Oliveira.
A colecção contou com a colaboração de dez ilustradores e cartoonistas internacionais. Para além de António, – cartoonista do Expresso e criador d’Os Figurões da Bordallo Pinheiro – participaram o mexicano Boligan (que colabora, entre outros meios, com o El Universal), o francês Martin Jarrié (colaborador do Le Monde e Libération), os colombianos Omar Turcios e Elena Ospina, a italiana Marilena Nardi, os espanhóis KAP (colaborador regular do La Vanguardia e do Mundo Desportivo) e Javier Carbajo (que trabalha com o ABC e com a Rolling Stone), o brasileiro Cassio Loredano (colaborador de O Globo) e da argentina Marlene Phole.
A colecção de 2016 apanhou ainda na “rede” uma sardinha do Porto e outra de Coimbra, desenhadas por Craigh Wheatley, um designer inglês que trabalha com marcas de alta costura de luxo.
Estes criadores permitem fazer a ligação à internacionalização da colecção ‘Sardinha by Bordallo’ que, actualmente, já é comercializado na Alemanha, Itália, Estados Unidos, Brasil, França, Suíça, Japão e República Dominicana. A exportação já representa mais de 10% das vendas desta coleção best seller da Bordallo Pinheiro.
Uma “sardinha” de homenagem ao Zé Povinho
Esta edição conta com a “Sardinha Bêbeda”, da autoria do artista plástico e cantautor Manuel João Vieira (Enapá 2000 e Irmãos Catita), que tem uma edição numerada e limitada a 99 exemplares. Esta é uma “sardinha-cantil”, preparada para transportar uma dose individual de bagaço termina de uma forma diferente, numa rolha decorada com a “cabeça” do Zé Povinho, em homenagem àquela icónica figura bordaliana.
A colecção integra também 12 novos modelos vencedores do concurso das Sardinhas das Festas de Lisboa e há exemplares para todos os gostos entre as novas propostas.
Embalagem já foi distinguida
Cada uma das sardinhas bordalianas é acondicionada numa original embalagem criada pelo designer Ricardo Mealha (1968-2015), que contém um folheto com imagens e explicação de toda a colecção e um desdobrável que se transforma em leque, ideal para o braseiro da sardinha assada ou para refrescar as noites mais quentes de Verão. Está também disponível uma caixa de duas sardinhas alusiva às latas de conserva do pescado.
O packaging da coleção recebeu o Prémio Design Meios & Publicidade 2015, na categoria: “Design: Caixa Individual”, recebendo ainda outra distinção, na mesma competição, na categoria “Mobiliário e Decoração”.
Cada sardinha custa 18,90 euros. A sardinha em lata, com duas unidades custa 34,90 euros. A sardinha de edição limitada a 99 exemplares, da autoria de Manuel João Vieira, custa 169 euros. As sardinhas da Bordallo Pinheiro também “andam” sobre rodas, numa clássica e intemporal carrinha Citroën HY de 1960 que se passeia à conquista de Lisboa.
A colecção ‘Sardinha by Bordallo’ pode ser adquirida nas lojas Vista Alegre, na loja da Bordallo Pinheiro das Caldas da Rainha, nos corners da marca no El Corte Inglés de Lisboa e Gaia, na loja online da Bordallo Pinheiro, e noutros pontos comerciais seleccionados de todo o país e no estrangeiro.




































