Mostras sob o signo da Revolução para apreciar em várias artes e materiais
Abriu ao público, no final da semana passada, na Biblioteca Municipal, a exposição “Balões da Liberdade – Uma Viagem Gráfica sobre o 25 de Abril contada em banda desenhada”.
A mostra reúne também edições de jornais da época, incluindo títulos do próprio dia 25 de Abril e dos dias seguintes, para contextualizar os eventos retratados. Entre eles, destacam-se o “Sempre Fixe”, que apresenta cartoons de AbelManta que foram censurados em 1969, a revista “Vida Mundial” e o jornal “Diário de Notícias” do próprio dia 25 de abril de 1974. A exposição, que se estende por várias áreas da Biblioteca, pode ser vista de segunda-feira e sábado, entre as 13h30 às 19h00 e nos restantes dias, entre as 10h00 e as 18h00 até maio. A Biblioteca também prolongou o prazo da entrega dos trabalhos para a 2.ª Edição do Concurso de Banda Desenhada Jorge Machado-Dias. Os concorrentes têm até ao dia 30 de abril para entregar as suas propostas.
Univ. Sénior no Céu de Vidro
No sábado, 13 de abril, abriu ao público, no Céu de Vidro, a exposição de trabalhos dos alunos da Universidade Sénior.
A mostra abriu com alegria e boa disposição com a atuação do grupo Musicando, que trouxe canções tradicionais portuguesas ao parque.
Foram vários os transeuntes que se juntaram para assisitir à abertura desta mostra que tem também como pano de fundo a celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos. Segundo a vereadora Conceição Henriques coube a um grupo de alunas desta escola caldense a participação numa grande peça que será inaugurada em frente aos Paços do Concelho, no dia 25 de Abril. “A Universidade Sénior vive um momento áureo e 90% das atividades são feitas com grande alegria e generosidade”, referiu a autarca acrescentando que os alunos já são perto de 400. “Todos os anos fico surpreendido com a qualidade dos trabalhos”, disse o edil caldense, Vítor Marques, momentos antes da abertura de portas da mostra das mais variadas disciplinas e que estará patente, no Céu de Vidro, no Parque D. Carlos I, até 28 de abril 2024 e poderá ser apreciadas entre as 10h00 e as 17h30. ■






























