As noites da Electricidade Estética estão de volta e trazem novidades.
Durante o mês de Outubro haverá intervenções artísticas em todas as quintas-feiras. Ao todo serão “cinco noites dedicadas à arte contemporânea, num total de 48 exposições que vão reunir 54 artistas”, disse Patrícia Faustino, uma das responsáveis da Electricidade Estética, entidade que se tem dedicado a realizar exposições nas Caldas.
Em parceria com Gonçalo Belo, são já centenas as actividades que estes dois artistas caldenses – ambos formados em Artes Plásticas – têm promovido na cidade. No ano passado, às terças-feiras havia sempre inaugurações simultâneas em espaços do Centro de Artes e do Hotel Madrid, mas agora “contamos com o apoio de mais entidades” e por isso “há exposições em mais espaços da cidade“, disse a responsável.
As exposições decorrerão em simultâneo a cada quinta-feira do mês de Outubro e permitem ao público fazer um percurso pela cidade enquanto se dirigem aos espaços que escolhem as exposições.
Estas acontecem todas as quintas-feiras, entre as 21h30 e a meia-noite no Centro de Artes, Museu do Hospital e das Caldas, capela de São Sebastião, Hotel Madrid (Largo João de Deus) e os Silos.
E como são espaços diferentes, as características de cada um permitem a apresentação de diferentes projectos artísticos desde pintura, desenho, fotografia, vídeo, escultura, instalação e performance.
Com esta iniciativa a Electricidade Estética pretende “promover a arte contemporânea” e ainda trazer às Caldas artistas de diferentes gerações, na sua maioria com ligação à própria cidade. Estes terão as suas apresentações com outros artistas com percursos já firmados como são os casos de Vítor Pomar e de Ana Peres-Quiroga, “Vão marcar presença muitos vários autores que se formaram cá nos anos 90“, especificou a organizadora.
O programa
Hoje, 1 de Outubro, podem ser apreciadas na cidade as seguintes mostras: no Espaço Concas, vai estar a mostra de Vítor Pomar (pintura e vídeo) e no Atelier 6 estão pinturas de Leonardo Rito. No Museu do Hospital estão as propostas de Carlos Alexandre Rodrigues (fotografia/Instalação) ao passo que no Hotel Madrid se encontram as de Cláudio Lima (pintura/desenho), António Rafael (fotografia) e António Amorim (Instalação/Escultura).
Os Silos acolhem as mostras de Ana Perez-Quiroga (Instalação), de Lua Porganó e Rui Laranja (performance). Poderão ainda ser apreciadas as exposições de Tiago Verdade (Instalação/Escultura), Filipa Teles (Instalação/Escultura), Sérgio Azevedo (Instalação/Escultura) e de Susana Anágua (Vídeo). Na Capela de S. Sebastião vai estar uma instalação de João Ferro Martins.
No dia 8 de Outubro abrem portas as mostras de Jorge Neves (fotografia) no Atelier 6, de desenho de João Cabaço no Museu do Hospital, e de Pedro Brito (Instalação) no Hotel Madrid. Nos Silos vai estar Filipa Rei (performance), Pedro Pedrosa da Fonseca (Instalação/Escultura) e de Pedro Simões (vídeo).
Para mais informações consultar electricidade-estetica.blogspot.pt






























