Exposição sobre Convento dos Dominicanos no Cadaval

0
549

O Museu Municipal do Cadaval acolhe até ao final do dia de hoje, 27 de Maio, uma exposição sobre o Convento de Nossa Sra. das Neves, localizado no alto da Serra do Montejunto.

Com o objectivo de assinalar o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), foi inaugurada a semana passada a exposição que pretende dar a conhecer os materiais arqueológicos recolhidos e os trabalhos levados a cabo nas ruínas de um edifício de origens ancestrais, também conhecido como Convento dos Dominicanos.
Os trabalhos de limpeza, valorização e investigação do convento remontam ao ano de 2004 e surgem da constatação de que o mesmo se encontrava muito degradado.
As campanhas arqueológicas, desenvolvidas até 2008, foram coordenadas pelo museu municipal, em colaboração com a Assembleia Distrital de Lisboa e o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (então designado por IPPAR).
A exposição temporária divulga parte dos materiais arqueológicos recolhidos no convento, em 2004 e 2005, sendo complementada com painéis informativos sobre o trabalho desenvolvido.
No dia da inauguração, 14 de Maio, a vereadora Eugénia Correia, responsável pelo pelouro da Cultura e Património, revelou que o município pretende editar um caderno arqueológico sobre o material exposto, integrado na colecção “Arqueologia do Cadaval”.
As ruínas do convento situam-se a 650 metros de altitude, ao lado da capela com o mesmo nome. As suas origens remontam a 1218, data em que terá sido erguido o primeiro convento da Ordem dos Dominicanos em Portugal. Devido ao rigor do clima e das condições de vida, teria este sido abandonado em 1225.
No séc. XVIII os monges dominicanos terão regressado ao local e reedificado o convento sobre as ruínas da primitiva estrutura.

 

- publicidade -