Os finalistas da licenciatura de Artes Plásticas da ESAD.CR vão dar a conhecer os seus trabalhos na exposição “O Papel do Engenho”, inaugurada no próximo sábado, 19 de Setembro, às 16h00, na escola caldense e, meia hora mais tarde, no Centro de Artes, e estará aberta ao público até ao dia 18 de Outubro.
Desenvolvidas sob a orientação dos professores da disciplina de projecto final, as obras traduzem a pesquisa individual de cada estudante, sendo reveladoras das tendências atuais na prática da arte contemporânea ao nível da pintura, escultura, desenho, instalação, vídeo, livro de artista ou performance sonora. Esta é uma exposição que procura articular múltiplos processos construtivos, estéticos, críticos — tantos quantos o seu número de participantes o permite, refere nota de imprensa do IPL.
No texto que acompanha a exposição é referido que “o engenho é uma máquina com a habilidade de criar ou inventar. Vivendo um ano atípico, este grupo de estudantes terminou o seu ciclo de estudos ausente do espaço físico da escola, onde todos nos encontrávamos, e só os podemos saudar pelo papel do engenho, astúcia e habilidade com que redirecionaram respostas e testaram novas hipóteses. Saúdam-se pela sua obstinação e por acreditarem na relevância da sua prática e do seu papel no mundo”.
A exposição poderá ser visitada na ESAD.CR, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00, e no Centro de Artes das Caldas da Rainha, de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30, e ao sábado e domingo, entre as 09h00 e as 13h00, e das 15h00 às 18h00.































