Exposição de Leonel Cardoso no Museu da Cerâmica

0
758

Notícias das Caldas No próximo dia 27 de Março (quarta-feira), às 18h00, será inaugurada no Museu de Cerâmica, uma Exposição de Cerâmica do caldense Leonel Cardoso. Esta mostra reúne um conjunto de peças de cerâmica, que reflectem a influência no meio em que nasceu.
Os seus bonecos, caracterizados por uma tipologia folclórica, são modelados num espírito mordaz, cujos traços “realçam as particularidades mais relevantes das diversas camadas da sociedade observadas sem indulgência”, explica nota sobre a mostra. Grande parte destas peças deste autor foi reproduzida pelas Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro e pela Fábrica Belo, nas Caldas da Rainha. Leonel Cardoso também dedicou-se ao retrato, ao baixo-relevo e fez obras em cerâmica sobre temas religiosos. Ainda colaborou com outras fábricas, como a Sociedade de Porcelanas (Coimbra), a Vista Alegre, Sacavém e Cartuja (Sevilha).

Este caldense nasceu em 1898, licenciou-se em Ciências Económicas e Financeiras, desenvolveu a sua vida profissional como quadro superior das Alfândegas. A sua actividade artística foi desenvolvida nas letras com a publicação de poesia e prosa e ainda nas artes plásticas, expressando-se através da aguarela, guache, óleo, escultura, medalhística e cerâmica. O seu primeiro contacto com o público data de Setembro de 1917, numa exposição de caricaturas, na sua terra natal, a que se seguiram outras, individuais e colectivas, tendo participado em diversos salões de humoristas e da Sociedade Nacional de Belas-Artes. Leonel Cardoso pertenceu ao Grupo dos Humoristas Portugueses e foi colaborador da Gazeta das Caldas onde publicou várias das suas caricaturas.
O autor foi agraciado pelo Presidente da República com o grau de Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada em 1973 e faleceu em Lisboa, em Novembro de 1987.
A exposição ficará patente ao público, no horário do Museu da Cerâmica, das 10h00 às 17h30, de terça-feira a domingo até 12 de Maio. A partir de 1 de Abril, o horário de verão prolonga a abertura ao público até às 19h00.

- publicidade -

- publicidade -