Estudantes da ESAD dão imagem à “Valsa” de Ravel na Gulbenkian

0
696
Fernando Galrito diz que este filme abriu portas para futuros projectos

Um filme realizado por 16 estudantes do curso de Som e Imagem da ESAD deu imagem à “Valsa” de Maurice Ravel em dois concertos, na Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 25 e 26 de Maio.
Com uma duração de 13 minutos, o filme de animação foi encomendado pelo Serviço de Música da Fundação aos estudantes da escola caldense através do professor de Animação, Fernando Galrito. Segundo o docente, “ficamos um pouco nervosos, quer pela importância do desafio, quer pelo pouco tempo para o concretizar que era apenas dois meses”, disse o docente, satisfeito com a estreia do filme no passado fim de semana na capital.
Segundo explicou o professor, o desafio para fazer esta animação foi encontrar na obra musical um fio condutor que permitisse experiências visuais e estéticas diferenciadas, mas, ao mesmo tempo, unidas por uma base visual que, sem ser redundante, ilustrasse a obra musical.
“Pretendia-se fazer um filme que não fosse ilustrativo, tanto em imagens como em movimentos, deixando aos espectadores espaço para encontrar lugar para adicionar as suas leituras”, disse.
Fernando Galrito salientou que o filme foi bem recebido, a sala esteve cheia durante os dois dias e ainda que “ficaram abertas portas para futuros projectos”.
O filme foi criado propositadamente para estes concertos de Ravel, mas poderá depois ser visto mais tarde no site da fundação e no da ESAD.

Natacha Narciso

nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -