Início Cultura Estudante da ESAD retrata edifícios caldenses desenhando nos próprios locais

Estudante da ESAD retrata edifícios caldenses desenhando nos próprios locais

0
Estudante da ESAD retrata edifícios caldenses desenhando nos próprios locais
Rita Manique, que vai continuar a viver e a estudar nas Caldas da Rainha, está a expôr aguarelas da cidade na restaurante Geo

Formada em Artes Plásticas na ESAD, Rita Manique tem como passatempo a aguarela. “Aprecio captar a alma das localidades através do desenho”, contou a autora que tem uma exposição sobre edifícios caldenses, patente no restaurante Geo, que fica no Hemiciclo João Paulo II. A aguarelista retrata maioritariamente vários edifícios caldenses mas há também trabalhos referentes à Praça da Fruta e seus vendedores, dando prioridade ao trabalho efectuado, directamente, nos locais que pretende retratar

“Gosto de captar o espírito de uma cidade através do desenho. Creio que se capta melhor do que qualquer fotografia”, explica Rita Manique, que é Alpiarça e completou recentemente a sua licenciatura em Artes Plásticas na ESAD. A artista, que nos tempos livres se dedica ao desenho e à aguarela, está actualmente a expor os seus trabalhos, todos feitos sobre as Caldas da Rainha, no Restaurante Geo, nas proximidades da Igreja matriz.
E que edifícios retrata esta autora? Os que estão no Largo Dr. José Barbosa, no Largo João de Deus, ou os que se situam no Largo Conselheiro José Filipe ou ainda o edifício dos antigos Paços do Concelho, além de vários momentos relacionados com o ex-libris caldense, a Praça da Fruta. Estas e outras aguarelas estão patentes na exposição de 15 propostas e que tem curadoria de Cláudia Henriques, uma das responsáveis da Loja do Sr. Jacinto.
No seu trabalho, Rita Manique dedica-se à instalação, à escultura e ao design, deixando para os tempos livres o desenho urbano e a aguarela.
Rita Manique contou à Gazeta das Caldas que cria histórias através do desenho desde pequena. Com o seu pai, fazem parte dos Urban Sketchers, um colectivo iniciado em 2007, que existe a nível global e se dedica a praticar desenho nas mais variadas vilas e cidades para as quais viajam para as retratar.
“Prefiro pintar nos locais e experimentar as sensações visuais e auditivas das localidades”, referiu a autora que também trabalha sobre fotografias que tira nos locais.
A arquitectura e o retrato de habitações são temas que gosta de se dedicar. A pedido de amigos, também faz retrato.
Esta série de trabalhos, dedicados à cidade que a acolhe foram feitos durante o confinamento e ajudaram o tempo a passar. No fundo, “os desenhos foram um refúgio durante o confinamento… não foi nada fácil”, contou a autora que terminou a sua licenciatura recorrendo ao on-line.
Além da sua terra natal – onde já fez exposições na Casa dos Patudos – e das Caldas, Rita Manique também retrata com frequência Santarém e Ericeira. A autora gostaria de compilar um livro com os seus trabalhos que tem dedicado a estas localidades. A artista, de 21 nos, vai continuar a viver nas Caldas onde quer prosseguir estudos, pois ingressou no mestrado em Design de Produto na ESAD.
Archil Shinjikashvili, o chef georgiano responsável pelo Geo, está satisfeito por poder acolher arte no seu restaurante. Diz que vai continuar a divulgar o trabalho de artistas no seu espaço dedicado à gastronomia portuguesa e à do seu país. Soma-se a vantagem dos trabalhos de Rita Manique se venderem em duas opções: originais ou cópias, com preços que variam entre os 80 e os 25 euros, respectivamente.
Segundo o responsável, esta mostra, dedicada às Caldas, poderá ser apreciada até Setembro.

O edifício que já foi Paços do Concelho e que agora é sede da União de Freguesias de N. Sra do Pópulo Coto e S. Gregório. Também o prédio do café Bocage, assim como de vendedores da Praça da Fruta podem ser apreciados na exposição do restaurante Geo, até Setembro

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.