Foi inaugurada, a 19 de junho, a escultura de homenagem a Bordalo Pinheiro, nas Caldas. A nova estátua onde se inclui também Zé Povinho foi colocada na Rua das Montras, próxima da esplanada da Venezia e permite tirar as famosas selfies.
Desta forma, Bordalo e Zé Povinho “vão ajudar a divulgar as Caldas da Rainha um pouco por todo o mundo”, disse o presidente da Câmara Tinta Ferreira durante a inauguração. A obra, que custou mais de 65 mil euros, foi criada pelo cartoonista António e executada pelos ceramistas caldenses José Carlos Almeida e Carlos Constantino.
A primeira fotografada junto à nova peça foi a livreira Isabel Castanheira pois foi a responsável por ter sugerido há uma década, aos responsáveis da autarquia caldense, uma obra de arte pública dedicada àquele multifacetado artista. Seguiram-se dezenas de caldenses que quiseram registar o momento logo no dia de estreia.
No dia 20, às 16h00, será inaugurada, na Biblioteca Municipal, a exposição “Traço Bordaliano” seguindo-se uma tertúlia sobre Rafael Bordalo Pinheiro com Isabel Castanheira (investigadora sobre Rafael Bordalo Pinheiro) e João Alpuim Botelho (diretor do Museu Bordalo Pinheiro). A iniciativa insere-se na comemoração dos 175 anos do nascimento do artista.































