
“Três poéticas Dissonantes – Escultura Contemporânea Portuguesa”, com curadoria de Lalada Dalglish, designa a exposição e o seminário internacional, organizado pelo Instituto de Artes (IA) da Unesp para integrar o programa de comemoração do Ano de Portugal no Brasil 2012.
Estes eventos – que acontecem em paralelo à 30ª Bienal de Artes de São Paulo – terão lugar entre os dias 10 de Setembro e 8 de Outubro, na Galeria do IA e contarão com a participação de Virgínia Fróis, Noémia Cruz e Ricardo Casimiro.
Lalada Daglish esteve no ano passado no Cencal para dar a conhecer as suas investigações relacionadas com a cerâmica na região do Vale do Jequitinhonha. A docente do IA é investigadora e também desenvolve trabalhos de pesquisa relacionados com a cerâmica portuguesa.
Virgínia Fróis, professora de escultura nas Belas Artes de Lisboa, desenvolverá no Brasil as peças que serão expostas nesta exposição, fará workshops e participará em conferências.A docente e investigadora é presença regular nas Caldas da Rainha em iniciativas da autarquia como a Festa da Cerâmica. Tem desenvolvido projectos também com o Cencal, já que este centro de formação caldense recebe os seus alunos de Belas Artes para trabalhos práticos.
O ceramista Ricardo Casimiro tem o seu espaço de trabalho em Lisboa, mas já integrou a Feira de Cerâmica de S. Martinho do Porto e outras realizações oestinas relacionadas com a cerâmica, como foi o caso da exposição sobre Pedro e Inês que teve lugar no ano passado no Mosteiro de Alcobaça.
N.N.






























