A escultura de arte sacra “Ut Christus Ecclesiam Amavit”, feita pelo artista caldense Carlos Oliveira e pelo padre Miguel Jorge Pereira, vai ser entregue ao Papa Francisco no Vaticano, no próximo dia 18 de Junho. Na sexta-feira, 23 de Maio, decorreu um serão cultural em volta desta obra que contou com alguns testemunhos sobre o tema e ainda com momentos musicais com Rão Kyao.
A obra foi feita para o IV Simpósio Internacional da Teologia do Corpo, que teve lugar em Fátima em Junho do ano passado.
O escultor caldense também fez pequenas réplicas desta obra que brevemente estarão à venda na Gazeta das Caldas.
Da peça faz parte uma cruz com a figura de Cristo que é ladeada pela sua mãe, Maria. A obra tem cerca de três metros de altura.
Para criar “Ut Christus Ecclesiam Amavit” inspiraram-se em duas obras: a cruz da unidade, que foi adoptada pelo Movimento de Shoenstatt e é da autoria do sacerdote venezuelano Angel Vicente Cerro, e a Pietá de Miguel Ângelo.
A história desta cruz, criada nas Caldas da Rainha começou a 1 de Maio de 2012, altura em que o padre Miguel propôs este projecto ao escultor Carlos Oliveira. Este última disse à Gazeta das Caldas que “quero que este trabalho seja parte desta comunidade e que possa ser representativa desta cidade”.
Para o artista, a ida desta obra para o Vaticano é “uma oferta desta gente, desta cidade e desta nação da qual eu faço parte com um enorme sentido de poder servir, de gratidão e de uma enorme responsabilidade”, rematou.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt






























