Escultor Luís de Matos cria obras sobre Roma em A-dos-Francos

0
1495
Um dos painéis de Luís de Matos sobre Roma, feito nas Caldas da Rainha

“Roma 2021” é como se designa a exposição de desenho e pintura do escultor Luís de Matos que foi inaugurada anteontem no espaço Artes do Politécnico de Lisboa.
O autor, que vive e trabalha há vários anos na freguesia de A-dos-Francos, iniciou este projecto artístico em 2015, altura em que executou um grande painel de pintura (um óleo sobre lona com quatro por 2,35 metros) sobre a cidade de Roma e que foi apresentado na capital italiana, na galeria do Instituto Português de Santo António. Segundo o artista, o êxito da apresentação daquela obra foi de tal ordem que o escultor quis apresentá-lo em Portugal e juntar-lhe mais painéis dedicados àquela cidade italiana. Ao todo, foram criados mais 23 paineís (acrilico sobre lona com 1,5 por 1 metro) que foram pintados no seu atelier de trabalho, situado em Vila Verde de Matos (Casal do Sobreiro, em A-dos-Francos).
Segundo o autor, estes trabalhos poderão ser vistos em cidades que tenham tido uma forte ocupação romana tais como Lisboa, Coimbra, Porto, Braga, Chaves, Viseu, Évora, Beja e em mais duas cidades espanholas da Andaluzia. Finalmente, a mostra será apresentada em Roma a 21 de Abril de 2021 que é data de fundação daquela cidade em 753 a. C.
Luís de Matos, escultor de Ovar – que está ligado a várias edição do Simpósio de Escultura em Pedra das Caldas da Rainha – diz que haverá informação, filmes e música sobre a presença romana nas respectivas regiões lusas . A exposição em Lisboa vai estar patente até 15 de Março.

- publicidade -