Autora da região tem mais uma distinção norte-americana
O livro “O Esquilo que Amava Livros/ The Squirrel Who Loved Books”, uma edição bilingue da escritora nazarena Isabel Ricardo, foi recentemente galardoado com o Literary Titan Book Award- Gold Award (medalha de ouro) .
O livro, publicada pela editora norte-americana Underline Publishing, foi inspirado na visita que Isabel Ricardo realizou aos EUA, em setembro e outubro de 2024, a convite do Instituto Camões e da Coordenação do Ensino de Português nos Estados Unidos.
O Literary Titan Book Awards – Gold Award é concedido a livros “que surpreendem pois representam mundos vívidos, personagens complexos e ideias originais”, sendo que a Literary Titan é uma organização norte-americana de editores profissionais, escritores e professores. Esta obra em junho já tinha distinguido “O Esquilo que Amava Livros/ The Squirrel Who Loved Books” com 5 estrelas, quando em julho recebeu o Literary Titan Book Award e a medalha de ouro.
“O Esquilo Que Amava Livros”, conta a história de um esquilo chamado Saltarico, (ou Chesty em Inglês) que tem uma obsessão por livros e de um menino português chamado João (John), que tem saudades de casa desde que se mudou para Boston.
A ação decorre no Jardim Público de Boston, em torno da improvável amizade entre ambos. Saltarico / Chesty rouba livros aos visitantes do parque, deixando uma bolota ou uma noz em troca, até que descobre que há algo muito mais gratificante: partilhar histórias e relacionar-se com os outros, um vínculo que leva as duas personagens a aprender sobre empatia, cultura e a magia das histórias.
Entre as várias razões para a atribuição do prémio estão a abordagem de temas como a emigração, o bilinguismo, a solidão e a curiosidade. “A história pende para um tipo encantador de idealismo, como quando a cidade inteira começa a deixar livros para os esquilos”, explica nota sobre a atribuição da distinção. O esquilo saltitante, à venda em 12 países através da Amazon, mostra que “diferentes culturas e criaturas podem relacionar-se por meio de histórias”.































