Escolas artísticas das Caldas abrem ano lectivo com ofertas para todos os gostos

0
954

 

 

A cidade conta com uma ampla oferta de cursos e actividades ligadas à música e à dança

 

- publicidade -

Com um novo ano lectivo a começar, Gazeta das Caldas fez uma ronda pelas escolas e organismos de ensino artístico da cidade para conhecer as ofertas que estas possuem. Nas Caldas pode aprender-se a cantar, a tocar um instrumento, a dançar, a fazer teatro e tudo isto em várias modalidades e com preços para várias bolsas.

O Conservatório de Música das Caldas da Rainha tem propostas que vão desde a Música para Bebés até ao Conservatório Sénior.
Esta instituição a assegura o ensino articulado com as escolas do ensino público em todo o concelho caldense e possui Cursos Livres (aulas de instrumento e formação musical), Música na Primeira Infância, Expressão Musical e Música no Movimento, bem como as iniciações para preparar a entrada no Curso Oficial de Conservatório.
O Curso Livre oferece ainda a frequência de coro jazz e coro de câmara, curso de teatro musical por módulos e o conservatório sénior.A escola de música da Caldas oferece ainda o curso de Jazz (piano, saxofone, trompete, baixo eléctrico e acústico, bateria, guitarra) e pela primeira vez contará com canto jazz. Esta formação arrancará em Outubro, com um número de inscrições mínimo.
Todas estas ofertas têm mensalidades entre os 20 e os 75 euros  (salvo alguns casos específicos nos cursos oficiais) e as inscrições ainda se encontram abertas.

Escola Vocacional de Dança das Caldas assinala 10º aniversário

A  Escola Vocacional de Dança das Caldas/Pimpões teve cerca de 300 alunos no ano lectivo passado, distribuídos por cursos livres e vocacionais.
Segundo Isabel Baptista, directora pedagógica da escola, a maioria dos alunos fazem as suas inscrições e renovações no mês de Julho no entanto, a escola abre duas turmas novas.
A escola completa este ano a sua primeira década e entre o programa de actividades conta-se a apresentação do seu Grupo Experimental de Dança de 2012, que irá contar com um programa de originais que será dado a conhecer no próximo dia 12 de Outubro pelas 21h30 no CCC. Este programa será composto por uma criação de Rui Lopes Graça e outra de Ana Margarida Costa (esta, no âmbito do Protocolo com a Escola Superior de Dança).
Isabel Baptista referiu ainda que a dança também desenvolve a sociabilização, a confiança física e mental dos praticantes. O custo médio de uma actividade de duas horas semanais varia entre os 35 e os 40 euros.

Estúdio Gecely reconhecido pela Royal Academy of Dance

O Estúdio de Danças Gecely, com cerca de 80 alunos, tem como professora, para todas as classes, Gecely Lima, professora registada da Royal Academy of Dance.
A partir de 2012, este estúdio passou a ser um Aproved Examination Centre daquela prestigiada escola britânica e isto significa que as alunas do Estúdio são preparadas e propostas por Gecely a fazer exames junto de representantes daquela escola.
Os exames de ballet são realizados nas Caldas e abrangem os níveis básico, pré-escolar, pré-primário e primário. O nível preparatório vai do grau um ao cinco e o secundário do seis ao oito. A área vocacional vai do Intermediate Foundation até o Solo Seal.
No ano lectivo 2011/2012 foram feitos os exames Grau 1, Grau 3,Grau 4, Grau 6 e Intermediate com as examinadoras Hanna Gentle e Jadwiga Antony. “Todos os alunos foram aprovados com mérito ou dstinção e receberam o certificado da Royal Academy of Dance que comprova que o nível foi alcançado”, disse Gecely Lima. A professora explicou que ainda tem está a aceitar inscrições para as turmas das modalidades  Ballet Clássico (método Royal Academy of Dance) e de dança Jazz.   Gecely Lima explicou ainda que os exames do método da Royal Academy of Dance são abertos a qualquer estudante de dança e não apenas aos alunos do Estúdio. “Os interessados em fazer os exames continuam a frequentar as suas escolas de dança, mas vêm, pelo menos, uma vez por semana ao Estúdio de Danças Gecely para aprenderem o programa do exame”, disse a docente.
Se um bailarino já tiver um certificado da Royal Academy of Dance de algum exame feito, basta começar a frequentar o Estúdio que fica automaticamente inscrito para fazer o exame do grau acima ao do certificado. Se não tiver nenhum certificado da Royal Academy of Dance terá que ser avaliado. Os exames decorrem no Estúdio de Danças Gecely.
Os estudantes que aprovarem no nível Intermediate tem dois caminhos a seguir: continuar a carreira artística ou tirar o CBTS (Certificate in Ballet Teaching Studies). O curso da Royal Academy of Dance com dois anos de duração habilita quem o concluir, a ser um professor registado da Royal Academy of Dance.

Orfeão Caldense tem 78 anos

O Orfeão Caldense existe há 78 anos e é constituído por cerca de 30 elementos com idades entre os 35 e 80 anos. Sob a direcção musical de Ruth Horta, o grupo conta com o apoio da  Câmara das Caldas da Rainha. Os ensaios já começaram e realizam-se às quartas-feiras, pelas 20h30 no Centro da Juventude. A maioria do repertório é cantado em português e o coro canta a quatro vozes. Segundo a sua responsável, o Orfeão está sempre ao dispor para actuar em festas convívio, animações e concertos.
O Grupo Coral dos Pimpões  também tem 30 elementos e é dirigido por Joaquim António Silva. Os ensaios decorrem nos serões de terça-feira na colectividade. O coral possui um repertório variado, a várias vozes e interpreta temas eruditos, tradicionais e contemporâneos e convida quem quiser experimentar cantar colectivamente. Esta colectividade oferece ainda uma série de actividades artísticas e desportivas.
A Banda Comércio e Indústria tem suas inscrições abertas ao longo de todo o ano lectivo e recebe candidatos a partir dos nove anos.
As aulas decorrem nas instalações da banda, que ficam ao lado do Centro da Juventude.
As aulas são gratuitas para quem anseia integrar a banda podendo optar entre vários instrumentos de sopro e de percussão.
O grupo é coordenado pelo maestro Adelino Mota e neste momento é constituído por 71 elementos.

Dança e Música também no Centro da Juventude

No Centro de Juventude há aulas de música e de dança. O Fitness funciona à segunda e à quarta, entre as 19h30 e as 20h30. Os preços variam entre os 15 e os 20 euros. À sexta-feira ao fim do dia,  há dança do ventre e à terça danças de salão, sendo o preço para as duas modalidades de 15 euros cada.  À terça-feira há salsa e tango argentino e à sexta-feira há aulas de break dance. As primeiras custam 15 euros e a segunda 12 euros.
A escolinha do Centro, que se destina a faixas etárias mais jovens, conta com aulas de Yoga.
O Centro de Música oferece aulas de guitarra clássica, guitarra eléctrica, baixo, bateria, canto e de formação musical. Os horários são a combinar entre aluno e professor e as mensalidades variam entre os 34 e os 44 euros.  Há ainda xadrez aos sábados à tarde, sendo esta uma actividade gratuita. Aos sábados de manhã, entre às 10h00 e às 13h00 há teatro. A mensalidade custa 25 euros. Todas as actividades terão inicio assim que se atingir o número mínimo de inscrições.
No Centro da Juventude também se encontra a funcionar um Gabinete de Apoio à Saúde Juvenil às terças e quintas-feiras, das 15h00 às 17h30 (serviço gratuito), com enfermeiras do planeamento familiar do Centro de Saúde das Caldas da Rainha.
O Centro da Juventude funciona de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 22h00 e aos sábados entre as 14h00  e as 22h00.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -