
Estão abertas inscrições para alunos que queiram integrar a Escola de Artes e Representação, que funciona próximo do. A escola, que aceita alunos entre os quatro e os 18 anos, agora também está a desenvolver novos projectos para adultos. Os interessados podem aprender a cantar, a dançar e a representar, agora com a ajuda de novos professores que vieram dos palcos e da televisão.
“Aqui tentamos transmitir confiança às pessoas de modo a que abracem novos projectos”, disse Fiona Spredborough, actriz britânica que é a responsável pela Escola de Artes e Representação. É também ela que lecciona Teatro a grupos de estrangeiros que moram na região.
João Paulo Sousa, que é apresentador na Sic Radical, há seis anos que faz televisão e está muito entusiasmado com este projecto caldense para o qual foi convidado a leccionar. “Estou curioso para saber como decorrerão as aulas ao longo do ano e de como será o crescimento dos alunos”, disse o jovem, que vai dividir as aulas com Sara Ribeiro, que faz parte da Companhia João Garcia Miguel.

Sara Ribeiro é licenciada pela ESAD e integrou o elenco de Romeu e Julieta (peça apresentada recentemente no CCC). Diz que quer, em primeiro lugar, que os alunos aprendam arte dramática, “mas também quero que se divirtam”.
O encenador e programador do teatro-Cine de Torres Vedras, João Garcia Miguel, também integra a equipa da escola e vai leccionar arte dramática ao grupo de adultos. “É bom poder continuar ligado pedagogicamente às Caldas”, disse o encenador ,que já leccionou na ESAD. Diz que vem tentar ajudar o projecto pois o trabalho que é feito “acaba por preencher várias das lacunas que existem no nosso ensino”, disse o docente. Na sua opinião, uma escola deste género na cidade significa que “há uma preocupação artística na sua própria relação com o mundo”
A escola mantém ainda as aulas de Hip Hop com Bruno Fonseca, de música com Paulo Seixas e de dicção por Jackie Manning.
Os pais pagam 50 euros por mês e o seguro anual que ronda os seis euros. Os seus filhos têm três horas por semana teatro, canto e de dança. A escola funciona aos sábados, entre as 10h30 e as 13h30 ou à tarde entre as 14h30 e as 17h30.
Betty ensina vogue, hip hop e kuduro
Elysabete Silva é mais conhecida por Betty e há vários anos que se dedica ao ensino da dança nas Caldas. Nasceu em Cabo Verde e há 16 anos que se dedica à dança, sendo professora no ginásio Balance. É instrutora de fitness internacional e como a dança “está na moda”, Betty lecciona várias modalidades e colabora com a Escola de Artes e Representação. A dançarina, que já foi várias vezes premiada a nível nacional, tem grupos de dança e já organizou convenções de dança nas Caldas da Rainha.
A formadora lecciona aulas de hip hop, kuduro e de Vogue e recebe alunos desde os 13 aos 50 anos. Os preços das várias modalidades de dança variam entre os 25 e os 30 euros por mês.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt






























