Alunos de Turismo da Bordalo Pinheiro apresentaram uma rota turística da cidade das Caldas
Foi apresentado, a 24 de abril, o projeto “Caldas tem Cor” , uma iniciativa dos alunos do curso profissional de Técnico de Turismo da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro. Os estudantes criaram uma rota turística, guiada pela narrativa da Rainha D. Leonor e que tem por base as experiências e a identidade local. Nesta rota, os visitantes são livres para traçar o seu percurso e tornarem-se participantes ativos na descoberta da história através da experimentação das cores.
A rota, feita no âmbito do concurso Gera t, é composta por uma caixa exclusiva, que inclui: um mapa com 14 pontos de interesse na cidade; um mapa com atividades e versão lúdica da rota para as crianças; uma paleta de aguarelas sustentáveis, composta por 14 cores extraídas de forma ecológica, sem químicos, a partir de minerais e vegetais característicos da região do Geoparque do Oeste. Inclui um audioguia narrado pela Rainha D. Leonor.
Este projeto cruzou as áreas do Turismo, Artes, Ciências e História, com metodologias interdisciplinares e práticas ancestrais como a extração de pigmentos tintoriais.
A nova Rota também existe em francês. A apresentação deste projeto incluiu uma exposição, que decorreu de 24 a 27 de abril, na Casa dos Barcos, no Parque D. Carlos I. Além do percurso da rota e dos materiais criados, a exposição convidou o público a experimentar as aguarelas naturais e a (re)descobrir a cidade pelas suas cores e memórias.
A mostra agora pode ser vista na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.
Blandina Pires, a diretora do Curso de Turismo, afirmou que este projeto, apoiado pela escola e pela comunidade “foi muito enriquecedor para todos os que nele participaram”. A Rota permitiu “aumentar o conhecimento numa perspetiva de desafio e superação, em que foram construindo a Rota com o contributo das suas ideias, muitas vezes fora do horário escolar”, acrescentou.
Tânia Blanquart, a coordenadora do Projeto Gera t, destacou “o entusiasmo dos alunos ao criar cores com elementos do território, ao contar histórias através das aguarelas, é ver nascer uma nova forma de educar com emoção e identidade”.
Para a responsável, este projeto “deixou marcas nesta escola, e quem sabe pode originar novos projetos interdisciplinares”. A rota turística teve a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e de Ciências 8ºC. ■































