A Escola Superior de Artes e Design (ESAD) está presente desde ontem, 17 de Junho, na IKASART 2010, no Bilbao Exhibition Centre, um encontro internacional de instituições de ensino artístico, a convite da Faculdade de Belas Artes da Universidade do País Basco.
O certame decorre até Domingo, 20 de Junho, e a ESAD é a única instituição portuguesa que integra este evento internacional. Segundo nota de imprensa enviada por aquela escola, esta possibilitará aos seus alunos a integração artística e profissional em contextos artísticos e académicos globais.
A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Pais Basco é a entidade que organiza esta mostra de arte universitária, que tem este ano a segunda edição.
Além da participação de todas as faculdades públicas de Belas Artes de Espanha, o encontro reúne outras instituições de ensino superior artístico de outros países europeus e uma dos Estados Unidos da América.
Este encontro cumpre o duplo objectivo de mostrar a produção universitária em âmbitos como a criação artística, a docência ou a investigação, e favorecer a aproximação entre a universidade e a sociedade, de acordo com o novo cenário que supõe o Espaço Europeu da Educação Superior.
Em paralelo ao evento decorrerá o Congreso Ikas-Art 2010 organizado por alunos. Nele irão realizar-se diferentes actividades com programas de Vídeo Art, baseados nas produções de cada instituição, segundo um painel de tipologias: ficção, experimental ou animação.
Haverá igualmente fóruns de debate, organizados em três painéis: Investigação em Belas Artes, Docência/Pedagogia das Artes no século XXI e Impacto das Novas Tecnologias.
Conhecedores da importância internacional deste encontro de instituições de ensino artístico superior, os decanos de todas as faculdades de Belas Artes de Espanha, emitiram um comunicado onde consideram que este evento “cumpre uma função estratégica e integradora para os nossos alunos e proporciona uma primeira oportunidade de qualidade para destacar o seu trabalho”.






























