Estão a decorrer até 30 de Outubro as primeiras Conferências Internacionais de Design, no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande, numa iniciativa que é da autarquia local.
Na passada terça-feira, 25 de Outubro o dia foi dedicado ao tema “Design e Desenvolvimento Sustentável”, tendo vários responsáveis e docentes da ESAD marcado presença no certame para apresentarem vários projectos que aliam a escola a outras entidades. Participaram Rodrigo Silva, Luís Pessanha, Fernando Carradas, Carla Lobo, Nick Taylor, José Vicente, José Frade, João Mateus e Rui Leal.
A iniciativa pretende também estimular os contactos com designers de outros países, numa perspectiva de internacionalização dos profissionais e dos produtos produzidos na Marinha Grande e na região.
Esta primeira edição conta com conferências, exposições e vários workshops cujo programa pode ser consultado em www.cidesign.cm-mgrande.pt
As conferencias decorrem no Parque Municipal de Exposições e as entradas são gratuitas.
“Elevar a porcelana à alta joalharia”
Luís Farinha e Elisabete dos Santos, respectivamente de 29 e 28 anos, são designers de cerâmica e formaram-se na ESAD. Prosseguiram a sua aprendizagem tirando vários cursos no Cencal e hoje têm o seu espaço de trabalho no Palácio das Artes, no Porto, num núcleo de residências artísticas.
A dupla, que já trabalha com uma equipa de designers, dedica-se à alta joalharia e nas suas colecções aliam os metais e pedras preciosos com a porcelana.
“Pretendemos elevar a porcelana ao estatuto de jóia de luxo”, disse o casal, que apesar de estar a dar os primeiros passos, já apresentou as suas peças em eventos de design em Londres e Milão. Por causa destas presenças internacionais foram convidados a marcar presença na Marinha Grande no stand da Associação Nacional de Designers.
Luís Farinha e Elisabete dos Santos criaram entretanto a marca Affaire – Jewellery of Desire para distinguir as suas colecções. Uma marca que tem vindo a ganhar posição no mercado e que é conhecida em fóruns de design. No entanto, os autores não conseguem manter-se apenas com a criação de jóias e por isso dão aulas e participam em trabalhos de outros criadores.
“Estamos a dar os primeiros passos mas está tudo bem encaminhado”, contou a dupla, que marcou presença na inauguração da exposição de Hélder Silva, no Museu de Cerâmica.
A marca criada pelos dois designers foi convidadada a ter um showroom no novo hotel de luxo, Intercontinental,que vai abrir na Invicta e que, “para nós é uma óptima oportunidade”.
Luís Farinha e Elisabete dos Santos gostam das Caldas, local onde se formaram e não excluem a hipótese de mostrar as suas jóias num evento onde estas se adequem. “A porcelana é um material que oferece tantas possibilidades e que permite trabalhos tão bonitos, que é urgente reanimá-la”, disseram.






























