ESAD celebra 30º aniversário com semana intensa de atividades

0
421

Entre os dias 23 e 27 de maio, a escola de artes caldense vai assinalar 30 anos com iniciativas abertas à comunidade escolar e também à população

Conferências, exposições, filmes, apresentações de livros, cozinhas efémeras, concertos, workshops e uma nova edição do Festival EVA, são apenas algumas das propostas que terão lugar na ESAD.CR, já a partir da próxima segunda-feira.
As atividades da “Semana dos 30 anos” decorrerão até sexta-feira, 27 de maio, e prometem surpreender os participantes pelo debate e pela apresentação de projetos relacionados com os vários cursos que são lecionados nesta escola, que pertence ao Instituto Politécnico de Leiria.
A comemoração pretende ter eventos abertos à comunidade local.
“Queremos receber todos os interessados que queiram conhecer um pouco melhor o que nós fazemos na escola”, disse o diretor da escola de artes, João Santos, à Gazeta das Caldas. Segundo o docente, vão decorrer mais de 50 atividades, em que a maioria será aberta a todos, sujeitos à lotação de cada espaço.
Vão também decorrer iniciativas com antigos alunos que serão dirigidos à participação dos mais de 1700 estudantes que a ESAD possui.

Escola será centro cultural
O diretor destacou ainda a realização da exposição coletiva “O eu na vida de todos os dias”, que acolhe trabalhos de estudantes finalistas das licenciaturas e mestrados. Estes vão apresentar trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo de 2021/22. A mostra terá lugar na ESAD e abertura decorrerá a 25 de maio, entre as 17h00 e as 19h30. A inauguração contará ainda com um concerto de Ondness.
A exposição, aberta ao público vai estar patente 29 de maio e pode ser visitada entre as 10h00 às 18h00.
Difícil vai ser escolher entre as várias propostas pensadas para assinalar as três décadas desta escola: além de uma feira de autor, de conversas em torno dos vários cursos, iniciativas ligadas à ilustração e à banda desenhada, estão previstas algumas participações internacionais. O design gráfico, a tipografia, o teatro radiofónico, as dobragens, o cinema e as artes visuais, o desenho , a poesia e a performance farão parte desta programação.
Também se realizará a 10ª edição do Festival EVA que se dedica ao Vídeo e às Artes Digitais. Tem como função refletir sobre o design, o mundo tecnológico e da multimédia através de conferências e workshops, com a participação de antigos alunos da ESAD.
Este estabelecimento escolar será “transformado durante a próxima semana num punjante atelier e centro cultural com oferta variada” a quem estiver disposto a conhecer melhor a escola de artes caldense. O programa completo sobre esta celebração pode ser consultado em www.ipleiria.pt/esadcr/30-anos/■

- publicidade -