ESAD abre mestrado em Design Gráfico no próximo ano lectivo

1
829

notícias das CaldasVai começar a funcionar no próximo ano lectivo um novo mestrado na área do Design Gráfico (ver caixa). Foi o que anunciou a directora da ESAD, Susana Rodrigues durante a realização da oitava edição do Comunicar Design 2011 que decorreu no passado mês de Maio e foi organizado por alunos e docentes do curso de Design Gráfico e Multimédia.

“Behind the Scenes” (por trás das cenas)  deu tema à oitava edição do Comunicar Design e pretendeu “abordar as particularidades invisíveis que vão desde o processo criativo até à concretização dos objectivos projectuais no mercado”. Palavras de Miguel Macedo, um dos docentes ligado à organização da iniciativa que tem também como objectivo estimular a criatividade e a partilha de experiências entre alunos, profissionais e docentes.
A edição de 2011 contou com vários convidados como por exemplo Diogo Potes e Ricardo Matos (Alva design), Helder Pombinho (Brandia Central), João Martino e Alexandra Jaña (Atelier Martino & Jana), Joaquin Urbina (No Domain), Adrien Cuingnet, Fanny Desbordes e Romain Riousse (Plastac), João Carrilho (Dub Video Connection) e Fernando Cruz (Forward) e, além das habituais conferências, também se realizaram workshops e masterclasses.
A iniciativa teve duas exposições dos estudantes. A mostra “Estendal” englobou trabalhos dos três anos do curso enquanto que “All Types” mostrou trabalhos de tipografia.
Houve ainda um  mercado de objectos de autor que contou com a participação de ex-alunos e “todo o lucro reverteu a favor dos autores”, frisou o docente. Também com grande sucesso decorreram os workshops que, segundo o professor, contaram com duas centenas de inscrições e por isso “estiveram todos esgotados”.
Fundamental para o docente é a participação dos alunos finalistas na organização do Comunicar Design. Para a edição de 2011, a coordenação da iniciativa esteve a cargo de quatro docentes do curso e a preparação da iniciativa começou sete meses antes, aspecto que “foi fundamental para o sucesso do evento”.
Além dos alunos da escola participaram ainda estudantes do Politécnico de Tomar e foi feito um esforço para chegar a escolas que leccionam estas áreas relacionadas com o design.
Adrien Cuignet, Fanny Desbordes e Roman Riousse formam os Plastac, um colectivo francês que se formou há três anos, quando os três jovens terminaram a sua formação. Na opinião dos jovens que têm idades entre os 27 e os 30 anos – este tipo de eventos “são importantes para que se veja formas e maneiras diferentes de trabalhar nestas áreas”. Os Plastac têm o seu próprio estúdio em Paris e vieram à ESAD relatar as dificuldades e como foi o processo de construir a sua empresa e como foram conquistados os seus primeiros clientes. Já conheciam a ESAD até porque um dos jovens fez Erasmus e por isso conhece escolas de ensino superior europeias que se dedicam ao design.
Os jovens falaram da forma como é importante estabelecer uma relação positiva com os clientes e ainda “tentar manter uma direcção e fazer as coisas por nós próprios”.
Referiram que gostaram das Caldas até porque acharam semelhanças entre a cidade termal e o local onde se formaram.
João Carrilho, da empresa Dub Vídeo Connection –  que se dedica ao vídeo mapping -,  referiu na sua comunicação a importância como uma pessoa de Design se dá a conhecer. “Não pode ser através de um formato obsoleto com um CV modelo europeu”, e isto porque  se o fizer, “não dá grande esperança sobre o seu ponto de vista da comunicação”.
Os finalistas deverão pois apostar em enviar o seu portefólio e  trabalhar sem cessar “às vezes sem clientes” pois é preciso trabalhar para fazer curriculum. “Tem que se meter em tudo que lhe possa dar posicionamento e experiência na área em que ele(a) quer afirmar-se”. Para João Carrilho, responsável pela empresa Dub Vídeo Connection  é preciso produzir “até que alguém um dia vai reparar”.
Hoje em dia, no actual cenário de crise, “as pessoas têm que criar a sua riqueza e pagar o seu próprio ordenado ao fim do mês”. Esta empresa que trabalha com grupos como os Buraka Som Sistema tem 13 anos e da equipa de colaboradores – com uma média de idades entre os 28 e os 30 anos  – cinco das pessoas são das Caldas e passaram pela ESAD.

- publicidade -

“Os profissionais explicam-nos como funciona este mundo”

“Este ano acho que está a ser uma edição  muito forte com nomes nacionais e internacionais”, disse Ana Coutinho, 20 anos, e aluna do curso de Design Gráfico. A jovem, natural da Vidigueira,  considera que as palestras com os profissionais são fundamentais pois “explicam-nos como funciona este mundo e  como podemos aceder a ele”.
A estudante gostou do espaço dinâmico criado no mercado de autor pois era atractivo e levou a que comparecessem estudantes dos outros cursos da escola. Ana Coutinho interessa-se pelas áreas de fotografia e de paginação editorial e também pela Gestão de Eventos e está interessada em prosseguir com os seus estudos académicos.
“O Comunicar Design está bem organizado e há um progresso notável e positivo no evento”, disse Catarina Inês, 21 anos, que é finalista de Design Gráfico e estava na organização do evento, vendendo bolos, café, limonada e laranjada na pausa das conferências.
A jovem do Porto quer prosseguir estudos e gostaria primeiro de ter uma experiência de trabalho num atelier de design em Amesterdão ou Barcelona. Como já fez Erasmus em Budapeste “ganhei o gosto por viajar e em morar no estrangeiro”.
A trabalhar como free-lancer em Design Gráfico e Multimédia, João Rodrigues de 22 anos esteve nesta iniciativa a participar no Mercado de Autor. O autor dedica-se às ilustrações e usa técnicas de tipografia antiga e inspira-se em técnicas de arte medieval. Num mundo cada vez mais impessoal “aposto no uso das técnicas de antigamente que dão aos trabalhos um carácter mais pessoal, mais táctil e com mais textura”.
O autor acha que iniciativas como o Comunicar Design são importantes pois “trazem à escola nomes de fora e em simultâneo dão-nos hipótese de mostrar o nosso trabalho”. Este ex-estudante gostaria de fazer mestrado fora de Portugal e já está a vender os seus trabalhos no mercado internacional, nomeadamente, para os EUA.
Sofia Pacheco, aluno do 2º ano de Design Industrial também marcou presença no Mercado de Autor onde vendeu bijutaria variada como pregadeiras e ganchos decorados com animais, com doces, sempre muito coloridos.
A jovem que é de Vila Franca de Xira acha que estes eventos, onde se juntam profissionais e estudantes, servem “para abrir os horizontes e para mostrar que há muita coisa que é possível”, disse a estudante de 20 anos que tem os seus trabalhos no blog Casinha da Cereja.

Mestrado em Design Gráfico com inscrições abertas
O novo mestrado em Design Gráfico “avizinha-se como uma oportunidade para os nossos alunos no aprofundamento/especialização de conhecimentos, bem como para todos os profissionais que estão no activo e que anseiam por uma actualização dos seus conhecimentos”. Palavras de Susana Rodrigues, a directora da ESAD.
Segundo a responsável, a coordenadora desta especialização será a docente Luísa Barreto e as inscrições já podem ser feitas on-line no site do Instituto Politécnico de Leiria.

 

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Num mundo cada vez mais tecnológico e digital, impera o aparecimento e aperfeiçoamento de cursos na área do design gráfico. Em particular este mestrado, irá atribuir competências essenciais para os profissionais que pretendam trabalhar com design gráfico.