“Encalhadas!” para ver em Alcobaça

0
691
Um elenco de luxo numa sátira à solidão das mulheres privadas de amor, que promete uma hora e meia de gargalhadas

Helena Isabel, Maria João Abreu e Rita Salema marcam o arranque da programação de 2011 do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro. Na noite de 22 de Janeiro as actrizes dão voz e corpo à peça “Encalhadas!”, uma comédia musical que satiriza as angústias e prazeres de três mulheres, de diferentes classes sociais, que a determinada altura das suas vidas se encontram na mesma situação: sós, privadas de amor, de carinho e de sexo.
Se à primeira vista as mulheres convivem lindamente com esta situação, é pelos monólogos nocturnos de cada uma delas que o público se apercebe que afinal todas têm alguma dificuldade em enfrentar a solidão. E o que poderia dar origem a um drama de fazer chorar as pedras da calçada, torna-se num espectáculo com muito humor, onde os cenários se vão alternando entre o ginásio, o cabeleireiro, uma sex-shop, entre outros locais.
Cecília é uma solteirona convicta. Apresentadora de um programa de televisão dedicado a mulheres solitárias, é presidente da Associação das Solitárias Anónimas e tem muitos namorados, mas não se consegue fixar em nenhum. O seu único problema é querer ter um filho, até porque a sua família, conservadora, dá grande valor à maternidade. É assim que decide procurar não um companheiro, mas um reprodutor.
Depois há Cristina, a mulher casada mas nem por isso menos só. Ex-miss Valongo, casou-se logo depois do casamento, mas ao fim de uma década de vida comum, descobre que o marido, um empresário de sucesso, sempre em viagem, a traía desde sempre. Decide divorciar-se, e fica sem dinheiro. A sua missão é encontrar novo homem que a sustente.
Por fim temos Graça, maquilhadora do programa apresentado por Cecília e vendedora de produtos eróticos. Sonha casar-se, mas o destino leva-a a envolver-se apenas com homens comprometidos e não consegue sair do papel de amante. Quer encontrar um homem que deixe a mulher para se casar com ela.
Além da solidão, as mulheres descobrem que têm outra coisa em comum: Ernesto, o marido de Cristina, é também o amante de Graça e o reprodutor do filho de Cecília.
Um espectáculo onde as gargalhadas são uma garantia, que conta com adaptação de Ana Bola e encenação de Heitor Lourenço, bem como com a participação em vídeo de Nicolau Breyner. Com bilhetes a 7,5 euros para 1ª plateia e camarotes e cinco euros para a 2ª plateia e balcão, “Encalhadas!” sobe ao palco alcobacense quando forem 21h30.

J.F.

- publicidade -