As empresas caldenses continuam a estar bem posicionadas na listagem das 100 Maiores Empresas do Distrito de Leiria e Concelho de Ourém, que o Região de Leiria edita todos os anos. Auto Júlio, Sociedade de Construções José Coutinho, Thomaz dos Santos e Schaeffler Portugal (erradamente identificada como pertencente ao distrito de Leiria) surgem, respectivamente, nos 8º, 14º, 18º e 20º lugares da tabela, feita a partir dos dados recolhidos pela consultora Baker Tilly e ordenada pelo volume de negócios de cada empresa no ano de 2010.
De fora da listagem, liderada pela leiriense Lena Engenharia e Construções, S.A., ficam este ano a Sotrapex, Plural II e Promol, que no ano passado ocupavam as posições número 9, 13 e 65, respectivamente.
A Auto-Júlio, S.A. (63 empregados) apresentou em 2010 um total de vendas de 55,4 milhões de euros, um aumento de 8,1 milhões de euros relativamente aos resultados de 2009. Já a Sociedade de Construções José Coutinho, S.A. (157 empregados) apresentou um volume de vendas de 46 milhões de euros, menos 2,4 milhões que no ano passado.
Alcobaça, Bombarral, Nazaré, Óbidos e Peniche são outros concelhos da região cujas empresas integram a listagem das maiores empresas. De Alcobaça, a construtora Costa & Carvalho está na 21ª posição, seguida pela Balbino & Faustino (28º), Cooperativa Agrícola dos Criadores de Gado da Benedita (41ª), Crigado – Sociedade Agro-Pecuária (70º) e Secil-Martingança – Aglomerados, Novos Materiais para Construção (92º).
O concelho do Bombarral tem quatro empresas na listagem: Maurício – L.T.O. Construções (67º), Filipe dos Santos Silva (97º), MRF – Manuel Rodrigues Ferreira (99º) e Vepelibérica – Indústria e Comércio de Materiais de Construção Civil (100º).
A Nazaré conta com a Luís Silvério & Filhos no lugar 63. Mas um erro identifica a empresa como sendo do concelho de Leiria, pelo que na revista onde é apresentada a listagem não há qualquer referência à Nazaré.
De Óbidos, a Granfer – Importação e Exportação de Produtos Alimentares ocupa a posição número 66. De Peniche, a Hortapronta – Hortas do Oeste, S.A. está no lugar 49.
Thomaz dos Santos é a melhor
Já na tabela das 100 melhores empresas, ordenada segundo a performance geral em 2010, Caldas da Rainha surge em destaque, com a Thomaz dos Santos a liderar a listagem. Para Tomás dos Santos, administrador da empresa, este resultado é “uma grande satisfação porque é fruto de muitos anos a tentar solidificar a empresa”.
Fundada em 1922, a empresa de comércio de artigos siderúrgicos, ferragens e materiais de construção vai já na quarta geração. Uma história “de muito trabalho e prudência”, garante à Gazeta das Caldas o neto do fundador. Em tempos de crise, o administrador afiança que a administração da empresa vai “continuar a trabalhar e tentar fazer o melhor possível”, e sempre “com muita ponderação”.
Com 125 empregados, a Thomaz dos Santos, S.A. fechou o ano de 2010 com um total de vendas a rondar os 39,4 milhões de euros, totalmente realizadas no mercado nacional. Na análise da consultora Baker Tilly, a empresa lidera ainda as tabelas de autonomia financeira (relação entre capital próprio e activo), solvabilidade (relação entre capitais próprios e passivo) e liquidez geral. Resultados que foram fundamentais para que a Thomaz dos Santos, S.A. tenha sido considerada pelo jornal leiriense como “a melhor empresa do distrito de Leiria e concelho de Ourém” relativamente ao ano de 2010.
Nos primeiros dez lugares da tabela dos melhores encontra-se ainda a Schaeffler Portugal, S.A., na 10ª posição. A empresa de rolamentos é ainda a segunda maior exportadora, entre os 16 concelhos do distrito de Leiria, mais o concelho de Ourém, enviando para os mercados externos a totalidade da sua produção.






























