Edifício da ESAD em vias de ser classificado Monumento de Interesse Público

0
524

A Direção-Geral do Património Cultural recomenda classificação do edifício 1 da ESAD, bem como da recuperação feita ao antigo Hospital de Santo Isidoro

A Direção-Geral do Património Cultural vai classificar o Edifício Pedagógico 1 da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha como Monumento de Interesse Público (MIP), de acordo com um anúncio publicado a 30 de março, no Diário da República (DR). Naquele documento, o diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, tornou pública a intenção de propor a classificação daquele edifício como MIP.
O anúncio estabeleceu a fixação da respetiva zona especial de proteção (ZEP) e fixou o prazo de 30 dias para a consulta pública dos documentos, nas páginas da DGPC e da Câmara Municipal das Caldas.
O Edifício Pedagógico 1 da ESAD, uma das escolas que integra o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), faz parte do complexo de edifícios do Campus 3. Do edificado desta escola faz, ainda, parte a recuperação de um edifício histórico, onde até 1966 funcionou o hospital de Santo Isidoro. Este foi reconvertido para apoio ao funcionamentos dos diferentes cursos e está também em vias de classificação.
O Edifício Pedagógico 1, da autoria do arquiteto Vitor Figueiredo (1929-2004), foi distinguido em 1998, com o prémio Secil de arquitetura. A atribuição a Vítor Figueiredo foi feita por unanimidade do júri de então.
Segundo o diretor da escola de artes das Caldas, João Santos, a classificação do edifício “reconhece a qualidade arquitetónica da construção” “E obriga-nos a ter mais qualidade em futuras intervenções que sejam feitas nas nas nossas instalações”, frisou o docente.
Também como haverá uma ZEP será posteriormente obrigatório “que haja boas propostas arquitetónicas nas imediações da ESAD”, rematou o diretor.

- publicidade -