Duo caldense Memória de Peixe amanhã no Pópulos Music Festival

0
548

Hoje e amanhã prossegue no CCC o Pópulos Music Festival, o primeiro Festival de Verão. Hoje vão actuar os Sidewalkers e Três Por Cento. Amanhã, sábado, é a vez dos Salto e da dupla caldense Memória de Peixe. Trata-se de um projecto de Miguel Nicolau (guitarrista) e Nuno Oliveira (baterista), criado em 2011 e que tem por base a construção em tempo-real de canções curtas, usando loops de cerca de sete segundos. Tal como a memória de um peixe, as melodias reinventam-se à medida que são construídas em tempo real.
Este ano a dupla de músicos caldenses actuou em várias Queimas das Fitas e chegou mesmo ao palco principal do Optimus Primavera Sound. O seu primeiro álbum, designado Memória de Peixe está nomeado para a categoria de Melhor Disco do Ano Prémios Autores SPA-RTP.
Segundo Miguel Nicolau, os músicos estão muito satisfeitos por poderem actuar em casa. Nuno Oliveira continua a viver nas Caldas, onde aliás possui um estúdio de gravação, ao passo que Miguel Nicolau vive em Lisboa, dedicando-se também aos projectos musicais. Ambos tiraram o curso de Som e Imagem na ESAD.
O último single dos Memória de Peixe, “7/4” conta com um videoclip filmado no CCC e com a participação de actores, bailarinos e amigos dos músicos. Realizado por Miguel Nicolau, filmado por Edgar Libório, assistido por Tiago Martins e coreografado por Madalena Xavier, a produção do videoclip contou com a colaboração de vários caldenses nas equipas de filmagem e produção. O próprios vídeo valeu-lhes menções em vários meios de comunicação portugueses, mas também referências em meios internacionais. São citados, por causa de 7/4, num site mexicano dedicado a concertos e festivais de todo o mundo e tiveram um artigo divulgado no site da revista francesa Les Inrockuptibles.
Miguel Nicolau acha que o Festival Pópulos, nas Caldas, é uma iniciativa “que prima pela originalidade e versatilidade”. Além disso dirige-se a um público mais jovem, algo que na sua opinião é muito importante pois a cidade “deve fazer uma aposta mais ampla e dirigir-se aos vários públicos”. Com o Pópulos, o guitarrista considera que o CCC pode estar a dar início “a um ciclo agregador que vai agradar ao público mais jovem da região”.
Sobre o concerto de amanhã, Miguel Nicolau relembrou que este projecto musical “vive muito da improvisação” garantindo, por isso, a fãs e a curiosos “uma actuação única” desta dupla de músicos locais. O guitarrista ainda contou à Gazeta das Caldas que vão actuar no  palco do CCC alguns músicos caldenses como seus convidados.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -