Dorabela e Paulo Filipe lançam livro de viagens

0
724
notícias das Caldas
O casal na Ilha de Páscoa em pleno oceano Pacífico

Amanhã, dia 19 de Março, pelas 19h00, vai ser lançado o livro “Admiráveis Destinos” (Edium Editores) do casal Dorabela e Paulo Filipe, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha. Este livro guarda o relato destes autores em duas dezenas de destinos por todos os continentes.
O que os move? O que os leva a deixar o conforto e a segurança do lar? “São sobretudo as “gentes” diferentes, os cheiros, as comidas, os costumes, a história. É a Ásia, a África, a América Latina. São os destinos realmente diferentes que nos movem”, conta o casal, que viaja pelo mundo desde os anos 90. Começaram por conhecer as ilhas portuguesas e depois partir para países estrangeiros. Depressa abandonaram as viagens organizadas e passaram a viajar por sua conta e risco tendo a viagem inaugural “sem rede” tido como destino a Guatemala, em 2004, em parte por causa da facilidade com o castelhano.

É desde esta data que publicam na Gazeta das Caldas o que viram e sentiram em destinos distantes como o Cambodja, o Tibete, ou o Laos. A decisão de viajarem com programa próprio foi tomada depois de terem feito algumas viagens por agências Aventura, mas que “após umas quatro ou cinco idas constatámos que eram muito caras na ordem dos três a quatro mil euros por pessoa”. Com organização própria dizem que hoje gastam cerca de 40% do que gostariam numa viagem organizada.
Paulo Filipe é gerente bancário em Alcobaça e Dorabela é educadora de infância no Centro Educativo de N. Sra. do Pópulo. Vivem no Chão da Parada. Ele tem 42 e ela 39 anos e “estamos juntos há um eternidade”, contam, pois conheceram-se enquanto frequentavam o ensino secundário na Escola Rafael Bordalo Pinheiro e nunca mais se separaram.

- publicidade -

Subir ao Kilimanjaro e tomar banho com os elefantes no Nepal

notícias das CaldasEm “Admiráveis Destinos” o casal reúne o relato de 21 viagens das que fazem por conta própria e onde além do contacto com a população não prescindem de actividades de contacto com a natureza, como as caminhadas na montanha. “Fazemos as visitas que pretendemos ao nosso ritmo e em liberdade total, abdicando de algumas coisas”, contaram. Não querem hotéis de luxo, mas sim conhecer culturas diferentes. Viajam com pouco mais que a roupa do corpo e os objectos de maior valor são os passaportes e a máquina fotográfica.
Provam de tudo e procuram as zonas das minorias étnicas para poder ter contacto com diferentes culturas.
“Sempre que podemos partimos em viagem”, dizem Paulo e Dorabela que já visitaram 47 países e viveram momentos emocionantes ao subir o Kilimanjaro (ponto mais alto de África na Tanzânia) e a tomar banho com os elefantes no Nepal. Ver as baleias no Canadá, ou deslumbrar-se com a cidade perdida dos incas Machu Pichu no Peru foi outro momento que gostam de salientar.
Por todo o lado que vão não têm tido problemas à excepção da Ucrânia onde foram assaltados. “Acabámos por vir embora sem conseguir apresentar queixa na polícia porque não nos conseguíamos fazer entender pois os polícias, que mal falavam inglês, remetiam-nos de esquadra para esquadra até que nos cansámos”, recordam.
A próxima viagem do casal é ao Equador. Paulo e Dorabela Filipe fazem uma média de quatro viagens por ano e dizem que o fundamental é “ter uma mente aberta”.
A ideia de editar em livro as suas histórias surgiu na sequência do portfólio de textos editados na Gazeta das Caldas.
“O projecto já está a superar as nossas expectativas pois temos tido reacções extraordinárias”, disseram, pois já foram contactados por outros viajantes e por responsáveis de sites de viagens para obter “Admiráveis Destinos”, livro que será dado a conhecer amanhã, 19 de Março, na Biblioteca das Caldas.

 

- publicidade -