
Isabel de Castro nasceu em Lisboa a 1 de Agosto de 1931 e passou parte da sua infância no Baleal, memórias essas retratadas no documentário “Antes de a vida começar”, realizado por António Borges Correia. O título é o mesmo do primeiro livro que a actriz escreveu, aos 14 anos e publicado em 1950 pela Portugália.
Foi também aos 14 anos que Isabel de Castro se estreou no cinema, com o filme “Ladrão Precisa-se”, de Jorge Brum do Canto. Nos anos 1950 e 60, teve, em Espanha, uma carreira promissora, que abandonou para regressar a Lisboa, pelas saudades que tinha da sua família e de fazer teatro em Portugal.
A última peça em que participou foi “A Castro”, em 2002, de António Ferreira, tendo falecido em 2005, aos 74 anos, na Casa do Anjo da Guarda, em Borba, onde se tinha refugiado nos últimos anos da sua vida.
O documentário “Antes de a Vida Começar” foi produzido e realizado para a RTP em 2005 por António Borges Correia. “Desvio 45”, do mesmo realizador, foi a última curta-metragem em que a actriz participou, apresentada em Abrantes, em 2003, numa retrospectiva dedicada à sua vida.
Esta iniciativa, que tem entradas livres, é organizada pela Câmara de Peniche com o apoio da Junta de Freguesia de Ferrel.
F.F.






























