Início Breves Documentário de 1929 sobre a Nazaré vai ser exibido na Cinemateca Portuguesa

Documentário de 1929 sobre a Nazaré vai ser exibido na Cinemateca Portuguesa

0

Foi há 82 anos que Leitão de Barros estreou o documentário “Nazaré, Praia de Pescadores e Zona de Turismo”. O filme, de apenas 14 minutos, foi restaurado graças a um protocolo estabelecido entre a empresa Barra Talasso, S.A., (promotora do centro de talassoterapia da Nazaré) e a Cinemateca Portuguesa, onde o documentário vai ser exibido na próxima semana.

A Barra Talasso quer promover e valorizar o património cultural da Nazaré e é nesse sentido que apoiou o restauro do documentário. “Temos muita honra em associar-nos à Cinemateca Portuguesa para assegurar a preservação de um documento que permite compreender a importância da Nazaré enquanto destino turístico”, diz Tânia Silva, membro do Conselho de Administração da empresa, citada em comunicado.
Já a directora da Cinemateca Portuguesa, Maria João Seixas, salienta que a obra de Leitão de Barros é “um dos mais antigos filmes de promoção turística” existentes no arquivo do Museu do Cinema.
Por sua vez, o presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo, Jorge Mangorrinha, diz que “começam a estar cumpridos os dois principais objectivos da Comissão Nacional, na parceria com a Cinemateca, os quais passam pela presença de filmes antigos e inéditos nas nossas exposições e no ciclo em curso, bem como, também, no envolvimento de outros parceiros na salvaguarda e restauro deste património”.
Na próxima segunda-feira, dia 14 de Novembro, o documentário é exibido às 19h30, integrado no ciclo “Abrir os Cofres – Imagens de Portugal”, organizado em colaboração com a Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal. A sessão, que decorre na sala Luís de Pena, vai ser apresentada pela historiadora Sofia Sampaio.

 

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.