Pedro Letria, fotógrafo e docente da ESAD, recebeu recentemente o Prémio António Quadros. É a primeira vez que este prémio, atribuído pela Fundação António Quadros, distingue um fotógrafo, tendo anteriomente premiado personalidades das áreas da filosofia, romance, poesia, literatura infanto-juvenil, imprensa e teatro.
O júri do prémio “procurou distinguir uma personalidade cuja carreira e cuja obra se tenham pautado por valores de humanismo e liberdade, para além, naturalmente, de uma particular relevância no panorama fotográfico português”, informa nota sobre o prémio atribuído a Pedro Letria.
Pedro Letria, 52 anos, lecciona na ESAD desde 2010. É autor de vários livros como “E.N. 118”, “Terraformada, Verbos, Inventário e Mármore” e “The Club”. Foi bolseiro Gulbenkian por duas vezes e recebeu uma bolsa de estudo do Programa Fulbright. É bachelor of Fine Arts in Studio pela School of the Art Institute de Chicago (EUA) e obteve o Master of Fine Arts na Rhode Island School of Design (EUA). O docente e fotógrafo expõe em Portugal e no estrangeiro. O seu trabalho já foi apreciado em Espanha, França, Alemanha e Brasil. Os seus trabalhos fazem parte das colecções do Centro Português de Fotografia e da Colecção de Fotografia Contemporânea do Novo Banco.
O Prémio António Quadros 2017 será entregue em Novembro, em Rio Maior.































