Pedro Moura, docente da ESAD.CR acaba de lançar um livro sobre a obra de banda desenhada de Rafael Bordalo Pinheiro. Intitulado “Fazer Isto &Assignar”, a obra é o 5.º volume da coleção Cadernos de Bordalo, coordenados e publicados pelo Museu Bordalo Pinheiro. Trata-se de uma série de monografias temáticas que se dedicam às várias dimensões da obra e da vida de Bordalo Pinheiro.
Esta obra é um olhar panorâmico sobre toda a obra de Rafael Bordalo Pinheiro, pública ou inédita, e que ainda inclui estudos e esboços do universo bordaliano.
Em sete capítulos centrais analisa-se a obra de Rafael Bordalo Pinheiro para entender as suas atitudes, mecanismos, eficácias nos modos artísticos e nas inscrições sociais e políticas do autor.
O ponto de partida é o do conceito e campo social da banda desenhada de que o artista foi um dos inventores.
Bordalo, tal qual outros autores que lhe foram imediatamente anteriores ou contemporâneos, estavam então a experimentar esta linguagem.
O livro estuda o modo como Rafael Bordalo Pinheiro explorou a autobiografia e a reportagem nesta nova disciplina artística, os diálogos que estabeleceu entre teatro e criação gráfica, e o modo como fundou personagens que se tornariam no seu legado.
Pedro Moura, que além de docente na ESAD.CR também ensina na ESAP-Guimarães e no IPCA-Barcelos e ainda foi criador do Laboratório de Estudos de Banda Desenhada. “Fazer Isto &Assignar” está exclusivamente à venda na loja do Museu Bordalo Pinheiro em Lisboa. ■
Docente da ESAD.CR lançou livro sobre BD de Bordalo Pinheiro
- publicidade -































