
Os Beatbombers, a dupla caldense composta por DJ Ride e Stereossauro (Oliveiros Oliveira, de 26 anos, e Tiago Norte, de 33 anos), foram os vencedores na categoria “show” do Campeonato Mundial de DJs, que se realizou na Polónia no início de Dezembro.
O scratch é o movimento que um DJ faz com a mão, para trás e para frente, num disco em vinil (ou numa mesa digital que faz o mesmo efeito) para produzir novos sons. A actuação dos dois DJs faz-se com “pratos”, sintetizadores e outros instrumentos.
Oliveiros Oliveira e Tiago Norte (que começou a carreira como DJ Ovelha Negra) actuam juntos há cerca de sete anos, apesar de também terem uma carreira individual.
“É um colectivo em que eu participo há mais tempo. Há um grande entrosamente entre nós e temos evoluído muito os dois“, disse DJ Ride à Gazeta das Caldas.
Foi a primeira vez que o título mundial foi conquistado por portugueses, depois de no ano passado os Beatbombers terem conseguido ficar em segundo lugar de “scratch/turntablism” nesta competição.
Para a dupla caldense, este foi um sonho antigo tornado realidade. “Foi tudo muito rápido e quase nem acreditamos no que aconteceu. De um dia para o outro somos campeões do mundo!“, comentou DJ Ride.
“Entrámos para o hall of fame do turntablism mundial. O facto de sermos os primeiros portugueses também tem um sabor especial“, disse ainda.
DJ Ride, que individualmente também já conquistou o título nacional, sabe que neste ramo o conseguir ser campeão passa também por ter sorte. “Podemos preparar algo muito técnico e pensar que vamos ganhar, mas nunca sabemos o que o júri vai achar“, contou.
“Nós sabíamos que erámos capazes de o conseguir, principalmente depois de termos ficado em segundo lugar no ano anterior, mas não podíamos contar só com isso“, disse também Stereossauro.
Os Beatbombers já tinham sido vencedores na categoria de equipas no campeonato nacional DMC Portugal, em Setembro, e campeões nacionais na categoria show do campeonato nacional IDA Portugal.
Apesar do sucesso, continuam a morar nas Caldas da Rainha “pela qualidade de vida que não temos noutros sítios”, como considera DJ Ride, embora saiba que é importante deslocarem-se frequentemente à capital. “Estamos muito perto de Lisboa e é preferível estarmos a viver numa cidade mais calma“, adiantou Stereossauro. Os dois actuam também muitas vezes em locais de culto da vida nocturna como Ibiza, Andorra e Londres.
A actuação dos Beatbombers no campeonato mundial que se realizou na Polónia está disponível no Youtube (youtu.be/FfIZiA_rj-I).































