
Fernando Mora Ramos, director artístico do Teatro da Rainha vai encenar o exercício-espectáculo A Noite Das Hienas (a partir de A Noite dos Visitantes de Peter Weiss e Babalaze das Hienas de José Craveirinha) no Centro Cultural Universitário da UEM – Universidade Eduardo Mondlane de Maputo (Moçambique).
Os textos são do livro Babalaze das hienas e contam histórias reais da carnificina acontecida na guerra civil que foram postas “em raiva poética” por Craveirinha. De A Noite dos Visitantes, peça traduzida por Mário Barradas, em rimas populares, fala-se também sobre a expoliação de um povo, de como se tira tudo a quem nada tem.
Do elenco constam os professores e alunos do Curso de Teatro da ECA: Josefina Massango, Maria Clotilde Orlando Guirrugo, Castigo dos Santos, Fernando Julieta Macamo, Horácio Guiamba e Samuel Jaime Nhamatate.
A encenação contará com a colaboração do encenador Venâncio Calisto, a cenografia e figurinos com a ajuda de Sara Machado da Graça.
O projecto, depois da recente realização de uma Oficina de escrita – dirigida pelo professor Joseph Danan, da Sorbonne Nouvelle, Paris III e por Luís Varela, encenador e professor – é o da realização de um exercício-espectáculo a partir de textos de José Craveirinha, Prémio Camões e de Peter Weiss, dramaturgo, autor de O Canto do Fantoche Lusitano, peça sobre o salazarismo, obra encenada a seguir ao 25 de Abril pelo CCC das Caldas da Rainha.
A iniciativa tem lugar no âmbito de um acordo de colaborações entre a Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane e o Teatro da Rainha e será apresentada nos dias 18 e 19 de Outubro.






























