Dias do Jazz estão de regresso ao CCC

0
194
Sexteto de Jazz de Lisboa traz grandes nomes do jazz nacional às Caldas

Concertos de jazz para vários gostos durante o fim de semana. São as últimas atuações deste festival

Amanhã, 7 de novembro, pelas 21h30, no CCC, atuará o Sexteto de Jazz de Lisboa (SJL), grupo que nasceu em 1984, com uma formação inicial de que faziam parte Tomás Pimentel, Mário Laginha, Edgar Caramelo, Carlos Martins, David Gausden e Carlos Vieira, afirmando-se como um dos mais notáveis grupos de jazz portugueses e precursor na cena jazzística nacional.

Ao longo dos anos, sofreu algumas transformações, mas sempre com grandes nomes do jazz nacional.

- publicidade -

Por onde têm passado, apresentam-se com uma sonoridade contemporânea que tem encontrado uma boa receção por parte da crítica e os tem levado a alguns dos mais importantes festivais e palcos nacionais. Atuarão nas Caldas os músicos Mário Laginha (piano), Mário Barreiros (bateria), Tomás Pimentel (trompete), Edgar Caramelo (saxofone), Ricardo Toscano (saxofone) e Francisco Brito (contrabaixo).

No sábado, dia 8 de novembro, pelas 21h30, será a vez de atuar a pianista e cantora americana Dena DeRose que já atuou em algumas das mais prestigiadas salas de espetáculo do mundo, desde a The Blue Note em Nova Iorque à Swing Hall no Japão. Esta artista, que já partilhou o palco com estrelas mundiais do Jazz como Clark Terry, Ray Brown, Ingrid Jensen, Marian McPartland, Benny Golson, Scott Hamilton, é autora de 12 álbuns de originais aclamados pela crítica. Dena DeRose é considerada uma das melhores pianistas de jazz do mundo da sua geração e a qualidade dos seus trabalhos musicais já lhe permitiram que fosse candidata a Grammy’s.

Além de ser uma consagrada pianista e interprete, ainda leciona workshops de piano nalgumas das mais prestigiosas universidades do mundo. A pianista e cantora atuará acompanhada por Darryl Hall (baixo) e por Mourad Benhammou (bateria).

Ainda no sábado, às 23h00, no café-concerto, haverá uma jam session. Será pois uma oportunidade única para músicos de todos os níveis e estilos se encontrarem, trocarem experiências e criarem música juntos, num ambiente descontraído e colaborativo. Neste sentido, o Conservatório das Caldas dinamizará este momento, não apenas para os seus professores e alunos, mas também para a comunidade local e para músicos visitantes que desejem participar nesta experiência.

- publicidade -