Dia Mundial da Música comemorado em Alcobaça

0
627

É com propostas para crianças e adultos que se comemora este fim-de-semana, em Alcobaça, o Dia Mundial da Música.
Amanhã, dia 1, o Armazém das Artes – Fundação Cultural acolhe um workshop especialmente destinado a alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, entre os seis e os nove anos.

“É Fácil Aprender Música!” pretende pôr os miúdos a explorar as potencialidades dos vários instrumentos que constituem uma Orquestra Orff. Inspirada no pensamento do compositor alemão Carl Orff, este tipo de orquestra visa aumentar a espontaneidade, a imaginação e a capacidade das crianças através da aprendizagem da música em grupo, recorrendo a flautas, xilofones, metalofones e instrumentos de percussão.
A iniciativa vai estar a cargo de Ana Maria Duarte e Cármen Tomás. Os participantes do workshop, que decorre entre as 10h00 e as 13h00, vão criar uma performance artística. Limitado a um mínimo de oito participantes, e a um máximo de 25, o workshop custa três euros para o público em geral e 2,5 para Amigos do Armazém das Artes ou alunos da Academia de Música de Alcobaça.
À tarde, os professores da Academia de Música de Alcobaça dão um concerto na Sala do Refeitório do Mosteiro de Alcobaça. Marcado para as 18h00, o espectáculo assinala ainda o início de mais um ano lectivo na escola.
Já no domingo, dia 2, o Cine-Teatro de Alcobaça acolhe o concerto para bebés “Deserto de Sons”, pelas 11h00. Música, multimédia, movimento e luzes são os ingredientes de um espectáculo onde pais e crianças vão ser guiados pelas intérpretes Maria João Costa e Ana Carlota Silveiro, por Hugo Trindade na guitarra e António Casal na percussão.
Este é o terceiro espectáculo para bebés integrado no ciclo “À Procura dos Sons”. O Mar e a Floresta foram temas explorados anteriormente. O ciclo termina a 27 de Novembro com um concerto dedicado ao Espaço.
A entrada custa 12 euros para bebé e adulto no palco. Para os acompanhantes que fiquem na plateia, o preço é de três euros. Este é um concerto dedicado a crianças dos zero aos 36 meses.

 

- publicidade -