Dia Internacional dos Museus: o que visitar na região

0
1229
Museu de José Malhoa
As iniciativas nos museus têm todas entrada livre - Natacha Narciso

Hoje, 18 de Maio, celebra-se o Dia Internacional dos Museus. Nos museus das Caldas, Alcobaça, Nazaré,  Peniche, Cadaval e Torres Vedras há propostas até domingo.

O Museu de José Malhoa assinala o Dia Internacional dos Museus com várias iniciativas, todas com entradas livres. No dia 18 de Maio será inaugurada a exposição multimédia “Modelos 3D em Museus”, da autoria do investigador Frederico Henriques, da Universidade Católica Portuguesa, que pretende dar respostas a questões actuais na museologia. Como se processa a modelação de uma obra de arte? O que é a modelação 3D? São perguntas que encontram resposta nesta mostra, que está patente ao público até 10 de Junho.
No mesmo dia, o serviço educativo apresenta o filme de animação “Viajar dentro das pinturas” – Uma aventura no Museu José Malhoa. Esta atividade carece de marcação prévia pelo mjosemalhoa@drcc.gov.pt.
No dia 19 de Maio (Noite Europeia dos Museus), pelas 15h30, decorrerá a conferência “Modelação 3D de objectos de Museu: necessidades, estratégias e alcances”, pelo investigador Frederico Henriques. Entre as 18h00 e as 24h00 terá lugar um espectáculo de luz e som na fachada do museu, pela Associação Reaction AV. Também nesta noite, o mágico e entretainer Rui Cruz apresenta o seu espectáculo “ComTradição” às 21h00 e às 22h30, nas salas daquele espaço museológico. Às 21h30, a banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense dará um concerto.
Já no Museu Leopoldo de Almeida será inaugurada, dia 18 às 18h00, a exposição “O Homem pensa porque tem mãos”, de José Aurélio.
O Museu da Cerâmica assinala a data com a mostra “Os Bicos voltam ao jardim” que reúne peças de grande dimensão da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro. Estão ainda previstas visitas guiadas às reservas do museu, localizadas na cave do edifício, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e 17h30. O Museu da Cerâmica abre à noite, até às 23h00, e propõe diversas visitas (que necessitam de marcação prévia) bem como um percurso pelo seu jardim.

EM ALCOBAÇA

- publicidade -

Também os museus de Alcobaça celebram esta efeméride. Nos dias 18, 19 e 20 de Maio há visitas guiadas com entradas livres no Museu do Vinho, no Museu Raul da Bernarda e no Mosteiro do Coz. O programa inclui ainda uma visita à Central da Confluência dos Rios, onde será possível apreciar uma exposição permanente da primeira mini-hídrica industrial de Alcobaça, cujo espaço está ligado ao surgimento e expansão da electricidade na cidade. Aqui será também possível ver uma mostra digital dedicada à história da Abadia, uma das mais relevantes fábricas em Alcobaça pela produção de licor de ginja.
Nas manhãs de 18 e 20 de Maio realiza-se a iniciativa “Percursos Pedestres – As Árvores dos Monumentos e os Monumentos Vivos” que consiste numa caminhada interpretativa pela cidade com enfoque nas árvores que se localizam junto ao Mosteiro de Alcobaça, Palacete das Irmãs Cluny e no Hospital. Ainda hoje, às 14h30, há uma masterclasse de cerâmica sobre “Os Vidrados Industriais” com Manuel da Bernarda, Alberto Silva e José Eduardo Alves no Museu Raul da Bernarda.
Já domingo, dia 19, pelas 16h00, a Biblioteca Municipal recebe o debate “À conversa sobre a chita de Alcobaça”.
A propósito da Noite Europeia dos Museus, realiza-se uma caminhada nocturna, com entradas livres, que tem como ponto de partida o Mosteiro de Alcobaça e local de chegada o Museu do Vinho. No final está prevista uma ceia-convívio. Segunda-feira, dia 20, às 21h00, será apresentada a peça “Epopeia” – com criação e encenação de Ruben Saints, no mesmo espaço museológico.
Para hoje, o Mosteiro de Alcobaça sugere diversas actividades, como a visita “A Capela do Desterro e a sua iconografia” (14h00), o workshop de registo audiovisual integrado no projecto Cister-on (15h00 às 18h00) e um ciclo de recitais pelos jovens da Academia de Música de Alcobaça. Já no dia 19, às 14h30 realiza-se a visita “A Alegoria da Sala dos Reis”.

NAZARÉ, PENICHE, CADAVAL E TORRES VEDRAS

“Memória da areia” é a exposição de fotografia produzida pela Casa do Aldro – Associação Cultural que será inaugurada no dia 18 de Maio no Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré. Ficará patente até ao final do mês.
Já em Peniche, o Dia Internacional dos Museus é celebrado com o concerto da Banda da Armada na Ribeira Velha, hoje às 21h30, numa iniciativa gratuita do Dia da Marinha. Amanhã, 19 de Maio, a partir das 19h00, há uma visita gastronómica no Museu da Renda de Bilros com a chefe Patrícia Borges.
No Cadaval, o Museu Municipal abre as portas à noite, dia 18, das 21h00 às 23h00, enquanto em Torres Vedras, o Museu Leonel Trindade organiza uma visita guiada às suas exposições permanentes e temporárias. Na Noite Europeia dos Museus, dia 19, o mesmo museu fica aberto até à meia noite, havendo ainda concertos com os grupos internacionais de gaiteiros Vital Voranau (Bielorrúsia) e Dudziarzy (Polónia).

 

- publicidade -