São as duas primeiras designers, formadas na ESAD, a vender as suas propostas num site internacional ligada à área da tipografia
Duas alunas do curso de Design Gráfico e Multimédia da ESAD conseguiram criar tipos de letra que estão à venda num site de referência de fontes.
As leirienses Mariana Sousa e Rita Bernardo venderam os tipos de letra que criaram ao site MyFonts, um passo “importante” para as recém-formadas ingressarem no mundo do trabalho.

Ambas referiram que, para atingirem este patamar, foi “fundamental” a ajuda do professor de Tipografia, Ricardo Santos, que as auxiliou em várias fases do processo.
Desde o início do curso na ESAD que Rita Bernardo, de 20 anos, passou a interessar-se pela tipografia. Quando era caloira começou a seguir os trabalhos de tipógrafos e designers e a apreciar vários tipos de projetos, com estilos diferenciados.
No último ano, teve a oportunidade de desenhar e criar de raiz a sua própria fonte, com um “próprio estilo e sempre com uma ideia fixa: que o projeto não fosse apenas académico, mas sim algo que conseguisse alcançar uma vertente profissional”.
O tipo de letra que criou, designado Opposition, está a venda na plataforma digital MyFonts. O processo diz, não foi fácil, sofreu contratempos, mas ao fim do mês o tipo de letra de Rita Bernardo estava disponível para ser adquirido online.
“Nunca pensei alcançar uma dimensão internacional com algo da minha autoria tão cedo”, disse a designer, que terminou a licenciatura e diz que este projeto a incentivou a entrar no mundo do trabalho. A jovem pretende ingressar no mercado, mas não exclui a hipótese frequentar mais tarde um mestrado.
“É gratificante ver o meu trabalho a tomar dimensões acima das minhas expetativas e a ser reconhecido”, disse a autora do tipo de letra Opposition, assim designada por possuir um grande contraste em cada caractere, dando a ideia de oposição entre cada elemento de cada caractere.
Mariana e Rita são as primeiras alunas da escola de arte caldense a vender tipos de letra em site internacional
Este trabalho foi desenvolvido na ESAD e também no tempo livre da autora.
Mariana Sousa é a autora de Byra, um tipo de letra “com contraste invertido e que, ao mesmo tempo, é elegante”, explicou a autora à Gazeta das Caldas sobre o tipo de letra que já está à venda no site da MyFonts, após ter passado por um processo exigente, como aconteceu com Rita Bernardo.
Antes de entrar para venda “o tipo de letra tem de estar perfeito, sem qualquer tipo de erro na construção tipográfica”, explicou a autora. A designer, de 21 anos, considera que o facto de ter à venda o seu tipo de letra é importante, sobretudo para quem está só agora a começar um percurso nestas andanças.
Mariana Sousa espera, ainda, que o facto de ter colocado Byra no yFonts, lhe abra portas para o futuro. “É, sem dúvida, uma forma de dar a conhecer o meu trabalho e de mostrar o que sou capaz de fazer”, salienta.
Para já, a designer também gostaria de ingressar no mercado de trabalho. “Acredito que é importante tirar este tempo, para ganhar experiência, aprender novas coisas, perceber como funciona o mundo do design em Portugal, e, mais tarde, prosseguir estudos”, disse a jovem, que considera que o mercado de trabalho “lhe dará bagagem para ter uma melhor experiência” quando enveredar pelo mestrado.
Além disso, ser das primeiras alunas formadas em Design Gráfico e Multimédia da ESAD a vender o tipo de letra é “bastante relevante, uma vez que o género masculino tem mais presença nesta área da tipografia”.
Com esta concretização, que Mariana Sousa considera positiva para ela e para a ESAD, a leiriense espera também “incentivar outras raparigas a fazerem o mesmo”. Tudo para que o género feminino possa ganhar mais presença e mais expressão no universo da tipografia. ■






























