
O concurso é promovido pela cidade de Umeå no âmbito das Comemorações da Capital Europeia da Cultura no próximo ano, e pressupõe que os participantes desenvolvam um projeto inspirado na vida e cultura daquela região do norte da Suécia. Até ao final do ano serão percorridas sete cidades europeias (Amesterdão, Barcelona, Copenhaga, Hamburgo, Londres, Paris e Varsóvia) onde são escolhidos artistas que representarão cada uma delas na grande final, de Janeiro, na Suécia.
Catarina Militão foi a única portuguesa a participar no concurso, entre 528 candidaturas na categoria de Design, Vídeo e Fotografia, tendo sido escolhida pelo júri (composto por professores universitários, artistas e representantes de Umeå) como uma das oito semifinalistas da cidade de Londres. Posteriormente, o público escolheu-a como uma das três finalistas para representar a capital britânica.
A jovem caldense, que reside naquela cidade há dois anos, participou na categoria de design com os brincos em prata
“Sowing for Harvest” (Semear para Colher) inspirados na cidade sueca.
“Umeå é uma cidade em constante evolução, crescimento e movimento”, refere a jovem joalheira, acrescentando que, tal como os brincos, a sua forma “articulada modifica-se criando diferentes formas, representando transformação e progresso”.
Catarina Militão tirou a licenciatura em Design Industrial na ESAD, especializou-se em joalharia e, tal como muitos jovens portugueses, rumou a Londres. Já estagiou com vários designers e participou em exposições colectivas e em concursos. Já este ano foi premiada no Concurso VIP Joias na categoria Inovação e foi finalista nos POPs – Projectos Portugueses, da Fundação Serralves.
F.F.
- publicidade -































