Cultura e finança no jantar dos 125 anos de Bordallo Pinheiro

0
675
notícias das Caldas
O jantar reuniu personalidades do mundo da cultura, da política e do mundo empresarial

Na passada terça-feira, no Museu do Design e da Moda, em Lisboa, o jantar evocativo dos 125 anos da Fábrica Bordallo Pinheiro juntou vários altos responsáveis da finança e das empresas portuguesas e da cultura, a convite da Visabeira, a actual proprietária da empresa caldense.
No final do interessante jantar, com um opíparo menu inspirado também no artista e na nossa região, servido num serviço desenhado por Bordalo no século XIX ainda antes da Fábrica estar aberta, foram apresentadas os sete artistas contemporâneos portugueses que fizeram outras tantas peças dedicadas ao ceramista que marcou as Caldas da Rainha.

Um a um os ceramistas e designers Bela Silva, Catarina Pestana, Elsa Rebelo, Fernando Brízio, Henrique Cayatte, Joana Vasconcelos e Susanne Themlitz, foram apresentando o seu trabalho aos convidados e retiravam de uma caixa as peças que haviam realizado nas Caldas da Rainha ao longo do último ano.
A maioria das peças impressionou a assistência, que ali vislumbrou uma iniciativa inovadora que irá projecto a indústria caldense nos meios da criação contemporânea.
Foi uma sessão de carácter mundano que juntou a ministra da Cultura, os presidentes das Câmaras de Lisboa, Caldas e Viseu (onde a Visabeira está sediada), muitos directores de museus, artistas e altos dirigentes das principais empresas portuguesas.
Este evento comemorativo foi organizado pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Visabeira, que está a apostar fortemente no relançamento da marca Bordallo Pinheiro em todo o mundo, como foi referido pelo presidente do Conselho de Administração.
No final foi prometido que haverá novas iniciativas para os criadores e designers portugueses, nomeadamente o concurso para o lançamento de um novo serviço de mesa e mais uma edição de peças com outros artistas convidados.

- publicidade -

JLAS

- publicidade -