O Dr. Ascensão Contreiras, médico hidrologista, publicou uma vasta obra sobre o assunto da sua especialidade, contando-se mais de 21 títulos.
Em 1951 deu à estampa o livro intitulado: “Manual Hidrológico de Portugal”, de onde consta uma exaustiva relação das fontes termais portuguesas, informação esta completada pela localização das mesmas, classificação química da águas, uso terapêutico e identificação do Diretor Clínico.
Esta edição é completada por um “Mapa das Estações Termais e Vias de Comunicação”. A editora responsável por tal obra foi a “Empresa Nacional de Publicidade”, tendo sido impresso nas suas oficinas gráficas localizadas na Avenida da Liberdade, nr.º 266, em Lisboa.
Manual Hidrlógico de Portugal – Ascensão Contreiras – 1951
- publicidade -
Relativamente à nossa região encontramos a seguinte referência:
– “Caldas da Rainha: estabelecimento termal com um hospital anexo. Dista 98 quilómetros de Lisboa e 243 do Porto, servida por estrada nacional e pelo caminho-de-ferro da linha do Oeste. Classificação química: Sulfidricada, cálcica e cloretada.
Uso Terapêutico: Reumatismo, sífilis, aparelho respiratório e pele.
Director Clínico: Dr. Luis da Costa e Silva.
Adjunto: Dr. Manuel de Melo Ferrari de Almeida.
Hotéis: Central, Copa, Lisbonense e Rosa.
Pensões: Estremadura, Leiriense, Parque, Portugal, Cristina e diversas casas de hóspedes.
Estação do correio, telégrafo e telefone. Casino. Parque, ténis, golfe, hipismo e outros desportos.”
A grande diferença na descrição das nossas termas em 1951, para o dia de hoje, é que atualmente não há manual Hidrológico que lhes faça referência… Esperamos que rapidamente esta situação se altere.