O FUTURO DAS CALDAS EM CARICATURAS

É uma preciosidade: pode parecer uma incongruência, mas é verdade; umas quantas folhas de papel com um aspecto gasto e com a impressão quase ilegível, sem aparente valor. Mas enganem-se os incautos: é uma preciosidade.
Basta consultarmos as Hemerotecas para confirmarmos da dificuldade de encontramos jornais antigos, principalmente se estes forem regionais. E quanto à hipótese de as coleções estarem completas, nem se fala; hão-de sempre faltar umas páginas que espicaçam a curiosidade de um eventual leitor.
Este jornal que hoje temos entre mãos é, repito, uma preciosidade; pelo menos assim o considero. É um “Suplemento de Caricaturas” dedicado ao Carnaval de 1898, publicado pelo jornal “O Futuro das Caldas”. Este jornal foi publicado nas Caldas da Rainha nos anos de 1896 a 1898.
Este suplemento é composto por oito páginas e em duas delas são preenchidas por variada publicidade. Ocupando as duas páginas centrais uma só ilustração relata várias situações que se vivem na vila, e curiosamente uma delas reproduz a capa de um número de os “Cavacos das Caldas” do jornalista, politico e ceramista Francisco Gomes de Avelar.
Recordemos que a capa original de os “Cavacos das Caldas” é da autoria de Bordalo Pinheiro e apresenta-nos Gomes de Avelar a conversar com o Zé Povinho.
Mas voltemos ao nosso suplemento carnavalesco. É autor das ilustrações, e certamente também do texto, José Augusto de Sousa, cuja assinatura é identificável no canto inferior esquerdo da primeira página. O tema central de chacota desta página é a localização da Praça do Peixe, que vemos a ser levada num carro alegórico em direção ao edifício da Câmara Municipal. A questão era: “Vai ou Não Vai?”
Se analisarmos a qualidade artística do autor, temos que com sinceridade chegar à conclusão que não era muito dotado para o desenho. Note-se que a parte central desenhada, esta assente num “Vase de Nuit”, ou dito em português antigo e popular: um “calhandro”.
Uma coisa lamentamos: de não possuirmos outros exemplares de “Suplemento de Caricaturas”, do jornal “Futuro das Caldas”, se é que foram publicados…
Isabel Castanheira































