
Os alunos dos 5º e 6º ano da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó (Bombarral) estiveram à conversa com a escritora Alice Vieira, numa sessão que decorreu a 8 de Novembro no auditório municipal.
Num evento organizado pela autarquia, cerca de 200 crianças puderam colocar várias questões à escritora e jornalista.
A primeira intervenção do público foi um pedido de conselho sobre o que é necessário para escrever um livro. Alice Vieira explicou que é preciso ter gosto pela escrita, estudar, ler muito e não ter pressa. “Não devemos ter receio de emendar, rasgar e deitar fora”, aconselhou.
Questionada sobre o que a inspira para escrever os seus livros, Alice Vieira afirma não ter “muita inspiração nem imaginação”, sendo as suas obras baseadas em pessoas e situações que conhece.
A título de exemplo, focou o jornalismo, profissão que exerce desde os 17 anos, onde “não podemos estar à espera da inspiração porque temos as páginas do jornal para encher e prazos para cumprir”.
A sua entrada no mundo da escrita literária aconteceu bem mais tarde, aos 35 anos de idade, com o livro “Rosa, minha irmã Rosa”, que foi escrito para e com os seus filhos, contendo esta obra um pouco da história da sua própria família. “A partir daqui a minha vida nunca mais foi a mesma”, confessou.
Ao longo da sua carreira foram vários os prémios que recebeu, a começar pelo primeiro livro que escreveu e que arrecadou, em 1979, o Prémio de Literatura Infantil do Ano Internacional da Criança.
Segundo a escritora, o galardão que mais a marcou foi o que recebeu na cidade de Mainz (Alemanha), onde o livro “Viagem à Roda do Meu Nome” foi considerado o melhor livro estrangeiro pelos alunos dos estabelecimentos de ensino daquela cidade. No entanto, para Alice Vieira, mais importante que os prémios é “saber que os meus livros são lidos e ser abordada pelas pessoas dizendo que gostaram de os ler”.
Neste momento, a escritora encontra-se a trabalhar na biografia de Enid Blyton, autora dos livros de aventura “Os Cinco”, e confessou ser seu desejo escrever a história de cada uma das estações do metropolitano de Lisboa.
As próximas obras a sair para os escaparates são “Histórias da Bíblia para Ler e Pensar” e “Expressões com História”, livro onde Alice Vieira explica com pequenas histórias algumas das expressões populares que se usam no dia-a-dia.
P.A.






























