Os meninos do primeiro ano, juntamente com Susana Isidoro, Cláudio Barroca e Teresa de Jesus na apresentação do livro “Sem Medos” | Fátima Ferreira
Quando entraram no primeiro ano do 1º ciclo no Complexo do Alvito, em Setembro passado, 16 meninos foram convidados a falar sobre os seus medos. O resultado é um livro, onde falam sobre os mesmos e, acima de tudo, como os superaram. “Sem medos” é uma obra escrita, ilustrada e paginada por crianças e destinado a outras crianças, que terá uma tiragem de mil exemplares e cujas receitas terão fins solidários.
“Medo da voz alta da professora”, “medo de errar”, “medo do escuro”, “medo de me perder na escola”, “medo de amigos maus”, “medo da confusão e do barulho”, “medo de ficar sozinha”, “medo de me magoar”. Estes foram alguns dos medos que as 16 crianças que ingressaram no 1º ciclo partilharam nos primeiros dias de aulas e que foram depois trabalhados durante todo o ano lectivo.
Com o objectivo de os ajudar a reconquistar a auto-estima e a perder esses receios, Cláudio Barroca começou a trabalhar com as crianças em contexto de atelier, convidando-os a desenhar. “Fizeram os seus medos de várias formas e feitios”, conta Cláudio Barroca, exemplificando com a utilização de papel rasgado e de técnicas como o carvão, aguarela e guache. A mesma temática foi trabalhada de forma interdisciplinar, com todas as áreas curriculares e não curriculares do 1º ano de escolaridade.
A professora responsável pela turma, Teresa de Jesus, destaca que aproveitaram os medos para trabalhar as competências dos alunos, como saber comunicar, expor as suas ideias, falar e argumentar perante a turma. “É através deste projecto que ensino a escrever, a contar, o estudo do meio, as artes”, resume a docente, destacando o trabalho em equipa.
Teresa de Jesus referiu ainda que este é um livro que dá competências para a vida, no que respeita à criatividade e ao saber lidar com os problemas e expô-los ao grupo.
| D.R.
| D.R.
| D.R.
| D.R.
| D.R.
| D.R.
- publicidade -
EM PORTUGUÊS E INGLÊS
O livro foi apresentado aos pais no passado dia 6 de Junho. Na sala do atelier do Complexo do Alvito, as crianças fizeram uma pequena performance (em português e em inglês), onde falaram dos seus medos e de como os combateram. O docente Diogo Queirós realça a forma como conseguiram aprender o vocabulário em inglês relacionado com o tema e reconhece que “há uma transformação enorme nas crianças porque passam por um processo muito criativo”.
Presente na apresentação, Mónica Grais, mãe do Afonso, um dos alunos participantes, não escondeu a satisfação com o trabalho realizado pela turma durante este ano lectivo. “Já tinha visto os outros livros, mas este superou as minhas expectativas”, disse, destacando que o projecto tem a mais-valia de permitir às crianças verem o produto final do trabalho que fazem. “O facto deles poderem imaginar uma coisa e depois verem que se concretiza é brilhante, assim como a temática escolhida”, resumiu.
Este é o oitavo livro que a professora Teresa de Jesus publica com os seus alunos do primeiro ciclo e garante que não ficará por aqui. “Sem medos” terá uma edição de mil exemplares, cujos lucros reverterão para uma causa solidária a definir pelos pais das crianças.