“As Histórias de Outro Mundo” intitula o livro infantil escrito e ilustrado por Bernardo Thó Monteiro, um pequeno escritor de apenas 10 anos, que será apresentado amanhã, 29 de Junho, pelas 16h00, no auditório da Biblioteca Municipal das Caldas. A edição é da responsabilidade da Chiado Editora e a apresentação do autor estará a cargo do avô, Mário Reis Capinha, que é jogral do Canto Sénior caldense.
A ideia de passar o que lhe corria na imaginação para o pequeno Magalhães (computador portátil atribuído às crianças do 1º ciclo) surgiu-lhe um dia depois das aulas. Em menos de uma semana, o jovem tinha escrito quatro histórias, cada uma com uma mensagem diferente, que depois foram reunidas nesta obra editada em Maio e agora apresentada.
No primeiro conto são as letras que falam da amizade, enquanto gestora de conflitos e da importância da escola. Segue-se uma história onde as personagens são as frutas e refere-se à união familiar, enquanto que a terceira foca a importância da protecção do meio ambiente, explicando o percurso da reciclagem dos electrodomésticos. Finalmente, a última história desmistifica a crença em monstros, convidando o leitor a imaginar e desenhar o seu monstro preferido, tal como fez a sua irmã no livro.
Outra curiosidade do livro é o facto de as personagens falarem sempre em rima.
Os pais leram e perceberam que os contos estavam engraçados e contactaram a editora, que também gostou da escrita do pequeno autor e fez 500 exemplares na primeira edição.
Actualmente a frequentar o quarto ano na Escola Básica da Encosta do Sol, Bernardo Thó Monteiro, tem como autores preferidos Luísa Ducla Soares e Sophia de Mello Breyner Andresen. Prepara-se agora para apresentar a primeira obra, mas já anda à procura de inspiração para “escrever uma história maior, com cerca de 100 páginas”, disse à Gazeta das Caldas.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt































