
Quem quis uma serigrafia de autor nas suas peças de roupa teve oportunidade de o fazer na loja da galeria Grupius
Na tarde de sexta-feira, 9 de maio, a Grupius, na Rua Henrique Sales, estava transformada em oficina de serigrafia.
A galeria – que é também uma loja de arte e um estúdio de tatuagem – abriu as suas portas a um Convívio Serigráfico que foi coordenado por Paula Gibert Roset para serigrafar.
Os participantes eram convidados a trazer as suas peças de roupa ou suportes onde podiam, com a ajuda da artista plástica, imprimir vários desenhos disponíveis.
Aberta há dois anos, a Grupius está perto de alcançar as vinte exposições e tem igualmente promovido interessantes eventos onde se destacam as interações entre as artes. Além de ser possível fazer as impressões dos desenhos na roupa ou noutros suportes “já se transformaram também em tatuagens”, explicou Fátima Andrea, artista plástica, que é uma das responsáveis pelo espaço.
Além de Chico D’El Mico e de Fátima Andrea, a Grupius conta agora com mais um tatuador. Integrou a equipa Digo Cardoso, conhecido como Xarque Ink. “O mais interessante é que as pessoas raramente têm oportunidade de ver os artistas em modo atelier”, contou. Com este convívio serigráfico “damos um pouco disso”, referiu a autora da Grupius, igualmente conhecida por organizar eventos temáticos, dedicadas às tatuagens.
“Temos muitos clientes que vêm de todo o país e até estrangeiro para tatuar”, acrescentou.
Quem fez as impressões foi Paula Gibert Roset de Barcelona. Licenciada em Artes Plásticas, terminou o seu mestrado em Design Gráfico na ESAD.CR e esteve a imprimir os desenhos em serigrafia. Os participantes podiam escolher desenhos seus e também de cada um dos elementos da Grupius. “Tenho feito mais eventos onde a serigrafia é o mote para o convívio”, contou a autora que já tinha colocado desenhos em pelo menos uma dezenas de peças de roupa. O primeiro evento decorreu no CLN de há dois anos. “A serigrafia é um trabalho sobretudo individual e aqui converte-se em algo de partilha”, acrescentou a autora que até prefere que as pessoas tragam peças de roupa suas, que desta forma ganham uma nova com os desenhos serigrafados. Paula Gibert Roset também se dedica à cerâmica e por isso tem feito formações no Cencal. A autora tem 28 anos e vive há cinco nas Caldas e gosta de viver e trabalhar nos dois países.






























