Conjunto escultórico da família Mafra Elias recuperado

0
758
O conjunto escultórico foi totalmente intervencionado e ganhou nova vida

Equipa do Centro de Artes recuperou conjunto escultórico que está na entrada do Cemitério Velho

Está terminada a intervenção de conservação e restauro do túmulo com grupo escultórico, no Cemitério da Nossa Senhora do Pópulo, situado junto às antigas instalações da Secla, o designado Cemitério Velho.
O túmulo terá sido feito em 1940, e nele está sepultado Eduardo Neves Elias, filho de Eduardo Mafra Elias. A intervenção foi pedida ao Centro de Artes pela autarquia que “já tinha mostrado algum desagrado em que o conjunto escultórico se encontrava”, disse o diretor do Centro Artes, José Antunes à Gazeta das Caldas.
A intervenção, que teve a duração de cerca de dois meses, foi feita por uma técnica de restauro que está ligada ao Centro de Artes.
Esta ação teve como objetivo principal salvaguardar e reabilitar, através de remoção de incrustações, líquenes e sujidade. Procedeu-se também à colagem de fragmentos e ao preenchimento de juntas. Segundo o mesmo responsável, numa primeira fase foi feita a remoção das floreiras e do banco.
Aplicou-se em seguida biocida, produto que ficou a atuar 15 dias, seguindo-se a limpeza. Mais tarde retiraram-se as incrustações mais densas no piso inferior. Seguiu-se uma limpeza do túmulo, das representações de Nossa Senhora e do Anjo, por via química. Foi igualmente feita a consolidação da asa e de fissuras nas duas figuras.
No próprio túmulo foi feita a colagem de fragmentos e ainda o preenchimento de juntas. Mais em pormenor foram tiradas as incrustações do túmulo e por fim foi dada uma camada protetora .
Segundo José Antunes foi estancado o processo de degradação do conjunto escultórico de arte tumular “que agora se encontra recuperada e bem conservada com a idade que a própria peça tem”. A intervenção também “dignifica entrada do Cemitério pois trata-se de património artístico”, rematou. ■

- publicidade -