A “Imagem e Sustentabilidade dos Destinos Turísticos” dá mote ao V Congresso Internacional de Turismo, que se realiza de 23 a 25 de Novembro na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM).
O evento, que tem por objectivo promover o debate e troca de
experiências no âmbito do turismo nacional e internacional, vai reunir 22 países e espera receber mais de 200 participantes.
Durante os dois primeiros dias de congresso haverá 10 oradores convidados nas sessões plenárias, entre os quais Chris Cooper, reitor da Escola de Negócios da Oxford Brookes University, Graham Miller, especialista em estudos internacionais na University of Surrey, ou Graham Walters, líder do Grupo de Estudos de Turismo, Desporto e Indústrias Criativas da London Metropolitan Business School.
Esta edição vai ter também, pela primeira vez, um dia dedicado à promoção da região Oeste, com visitas guiadas a monumentos históricos e possibilidade de degustação da gastronomia regional, que culminará com a realização de uma prova de vinhos numa adega regional.
Paulo Almeida, professor do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e responsável pela comissão organizadora do congresso, realça a participação dos especialistas na área, que poderão identificar as mais-valias turísticas dos destinos em debate e avaliar de que forma se podem transformar em atracções turísticas, potenciando as suas taxas de ocupação e consumo, e contribuindo para o desenvolvimento da economia regional e nacional.
Para este responsável o turismo é a grande indústria de futuro em Portugal, com especial importância para o desenvolvimento social e económico das regiões e das populações. Na sua opinião, chega mesmo a ser a grande alavanca para o desenvolvimento de diversas actividades económicas. “Antes, a informação sobre a investigação em Turismo chegava-nos apenas através das publicações mas, com este Congresso, será possível aos diversos agentes do turismo ouvir, conhecer e confrontar in loco os investigadores e autores”, refere em nota de imprensa.
O Congresso Internacional de Turismo de Leiria e do Oeste surgiu em 2007, na sequência do trabalho de investigação desenvolvido por docentes e alunos da ESTM em torno da importância do Turismo de qualidade no desenvolvimento das regiões. Actualmente, o IPL possui quatro cursos de mestrado na área do Turismo e Hotelaria desenvolvidos na ESTM, em colaboração com as redes internacionais.
Os interessados em obter mais informações, ou aceder ao programa do congresso poderão consultar o site www.citurism o.ipleiria.pt






























