Confraria do Príapo lança concurso de ideias para identidade visual

0
664

notícias das CaldasA Confraria do Príapo possui desde Setembro uma nova direcção e  lançou um concurso de ideias para a criação da sua identidade visual.  Pretende-se encontrar o melhor logótipo e troféu para, no futuro, a Confraria poder distinguir obras e autores.
Esta entidade, fundada a 28 de Abril de 2009, nas Caldas da Rainha, tem como objectivo promover e valorizar a cerâmica popular das Caldas de que a garrafa-falo é o principal símbolo e quer fazê-lo trabalhando em parceria com outras entidades como a Câmara, as escolas locais ou o PH .

A Confraria do Príapo, que tem uma nova direcção liderada por Edgar Ximenes, professor do ensino secundário, desde o mês de Setembro decidiu lança um concurso de ideias para a criação da sua identidade visual.
Esta entidade, fundada a 28 de Abril de 2009, nas Caldas da Rainha, tem como objectivo defender, valorizar e promover a cerâmica popular das Caldas com especial destaque para a garrafa-falo que é o principal símbolo.
Este responsável ainda chamou a atenção para o facto de qualquer alusão às “Caldas”, em qualquer ponto do país ou nos meios da comunicação social é logo relacionado com louça erótica associado a um sorriso matreiro e daí  defender “se temos a fama porque não ter o proveito?”.
Pretende-se, no entanto, “privilegiar a abordagem artística e rejeitar toda e qualquer iniciativa que se caracterize pela vulgaridade, grosseria e ofensa social”, disse o novo presidente da direcção, Edgar Ximenes.
Ao todo há sete elementos da direcção (ver caixa) e entre os associados há artistas, comerciantes, professores, ceramistas, economistas, especialistas em marketing ou em design e “a nossa ideia é dar um novo impulso e por divergências de abordagem decidimos começar por resolver necessidades da Confraria, a começar pelos seus próprios símbolos que será a nossa primeira iniciativa”, disse o presidente.
Há outras ideias que serão postas em prática  como, por exemplo, distinções a obras ou artesãos e ceramistas que mantêm viva esta tradição da louça das Caldas e querem ainda promover a investigação sobre a origem do falo das Caldas e “que pudesse dar um contributo sobre a identificação segura de quem trouxe ou como surgiu esta tradição nesta localidade”.  Edgar Ximenes diz que já há algum trabalho realizado neste sentido e uma nova investigação “num sentido académico e sem preconceito”  até poderia originar novas publicações.
No futuro querem certificar as peças de cerâmica de modo a dar mais valor ‘às produções “made in Caldas”. Para Edgar Ximenes  esta ideia, que herdou da anterior direcção, “é um processo que não será fácil, que é dispendioso mas que faz parte dos nossos objectivos na valorização e na garantia de autenticidade”.
A Confraria, segundo o seu responsável não pretende ser “subsídio-dependente” mas vê na autarquia um parceiro estratégico nos eventos que promovam a louça das Caldas e no fundo a própria cidade. Outras parcerias especiais que a Confraria gostaria de concretizar seriam com a ESAD e também com a Escola de Hotelaria e Turismo ou com o Grupo de Estudos PH.

- publicidade -

Concurso para  logótipo e troféu da Confraria

O concurso pretende que se crie um novo logótipo e ainda um troféu (tridimensional) que se destinará  a premiar as pessoas, entidades ou realizações. Esta iniciativa é aberta a todos os interessados, com propostas individuais ou de grupo apresentadas em qualquer tipo de suporte, material ou digital, desde que seja viável a sua apreciação pelo júri.
O prémio, para cada categoria, consiste num “cabaz criativo” com o valor mínimo de 500 euros e o júri poderá ainda atribuir as menções honrosas que entender. O cabaz criativo será uma novidade e poderá conter desde formação na área das artes, material artístico ou até espaço de atelier para trabalhar durante um determinado período de tempo.
Edgar Ximenes espera que os mais jovens participem neste concurso e que possam apresentar as suas propostas até 16 de Dezembro. O júri tornará pública a sua decisão até 31 do mesmo mês. Será pois durante um jantar-convivio que serão entregues os prémios aos melhores autores que  apresentem propostas que melhor se adequam ao espírito desta associação.
Para mais informações consultar o blogue da Confraria em  confrariadopriapo.blogspot.com/

DIRECÇÃO
Presidente: Edgar Ximenes
Vice-Presidente: Umbelina Barros
Tesoureiro: Rui da Bernarda
Secretária: Anabela Martins
Vogais: Isaúl Nicola Henriques, Marcos Pinto e Victor Lopes Henriques

ASSEMBLEIA-GERAL
Presidente: Hugo Oliveira
Vice-Presidente: António Marques
Secretário: Paulo Félix

CONSELHO FISCAL
Presidente: João Frade
Vice-Presidente: Maria da Conceição Colaço
Secretário: Filipe António

 

- publicidade -